Com 16.189 novos empregos gerados de março de 2021 a março de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Estado do Tocantins lembra o Dia do Trabalhador com motivos expressivos para comemorar.
Ao comparar o desempenho do mercado de trabalho no Tocantins ao longo de 10 anos o Caged nunca tinha registrado um saldo maior que 138 novas vagas no mês de março, mas nos anos de 2021 e 2022 esses números ultrapassaram a casa dos mil.
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, avalia com entusiasmo os números: “Apesar de todas as dificuldades que passamos nos últimos três anos com os impactos econômicos da pandemia, é animador pensar que o mercado de trabalho está reagindo. Nosso convite é para que cada trabalhador se prepare e se candidate às vagas que têm surgido. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) está de portas abertas para atender e promover cada um dos nossos trabalhadores”. Declara o gestor.
O Sine Tocantins é o órgão do Governo Estadual responsável pela assistência direta ao trabalhador. Nas nove unidades do Sine espalhadas no Estado o cidadão tem acesso a orientações sobre carteira de trabalho, seguro desemprego, além de intermediação de mão de obra, orientação e capacitação profissional. Para fortalecer o mercado de trabalho no Estado, o Sine oferece, ainda, apoio aos empresários locais com psicólogos (especialistas em recursos humanos e processo seletivo), auditórios, treinamentos e requalificação profissional.
O diretor do Sine Tocantins, José Alberto (Gordo) fala com boas expectativas sobre os planos do Governo Estadual para 2022. “Nas próximas semanas devemos abrir duas novas unidades do Sine no Estado para atender regiões que estão recebendo grandes empresas e precisam de apoio na contratação. Contamos com todo o suporte das prefeituras para esse processo e a população será a grande beneficiada com essa parceria”. Pontua o diretor.
As localidades que devem receber as unidades do Sine são; Almas, distante 296 quilômetros da capital com mais de 6 mil habitantes, e Colinas, a cerca de 270 quilômetros de Palmas, com mais de 36 mil pessoas. (Dados do IBGE/2021).
Governo do Tocantins oferece cursos gratuitos de capacitação
Segundo o secretário da Setas, José Messias Araújo, para que as boas notícias do mercado de trabalho possam se transformar em oportunidade para os trabalhadores tocantinenses é preciso capacitação: “Sabemos que para ter sucesso precisamos unir oportunidade com preparo e para tanto convidados os cidadãos tocantinenses a participarem dos cursos oferecidos nas unidades do Sine, manterem seus dados atualizados no sistema e buscarem o apoio dos nossos servidores presencialmente nas unidades. A orientação e suporte desses profissionais fazem a diferença na hora de conquistar uma vaga”. Explica o gestor.
No mês de maio o Sine abrirá turmas de capacitação nos municípios de Araguatins – ‘Técnicas de Vendas’, Dianópolis – ‘Qualidade no Atendimento’, e sete diferentes cursos em Gurupi. Para mais informações os interessados podem entrar em contato com as unidades pelos números disponíveis no link  https://bityli.com/vmXtnP
Governo do Estado diminui distância entre trabalhador e empresário. No que se refere ao trabalho formal, o Governo do Tocantins visa diminuir os caminhos entre quem deseja contratar e quem está à procura de um emprego e esse empenho resultou em objetivo alcançado pela operadora de caixa, Djeyne Kelly Ornelas Figueiredo (30).
Graças a intermediação do Sine Tocantins Djeyne Ornelas, que estava há um ano desempregada, teve a oportunidade de concorrer a uma vagas e sobre a experiência ela conta: “A contribuição do Sine foi de grande importância, pois abriu portas para o processo seletivo e de acordo com os requisitos exigidos pelo empregador o meu perfil se encaixa e fui selecionada”, agradece a trabalhadora de Palmas.
O Sine Tocantins tem registrado, diariamente, mais de 500 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.
O painel com as vagas é divulgado diariamente no site da Setas WWW.to.gov.br/setas e nas redes sociais  Instagram – @setastocantins e Facebook –  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorAgrotins 2022: Instituições universitárias irão levar atendimentos para a feira
Próximo artigoPalmas encerra vendas de marmitex pelos Restaurantes Comunitários