A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), contará com a participação das instituições universitárias que atuam no estado em parceira com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). A Agrotins acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
De acordo com Gillianno Mazzetto, Reitor do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) a instituição “irá participar da Agrotins, levando conhecimento com os nossos docentes e principalmente com os nossos alunos que estão cheios de expectativas por esse momento para ajudar nesse processo do desenvolvimento regional e  em prol do desenvolvimento do agronegócio, focado nas tecnologias e também no capital intelectual que tem sido produzido e difundido em nossa instituição”, explica.
Para o Diretor de Agrotecnologia da Seagro, Fernando Garcia, a participação das universidades na Agrotins é fundamental, pois além de levarem seus estudos e pesquisas, as instituições irão contribuir com palestras, seminários e atendimentos ao público em geral. “Algumas instituições irão participar levando a estrutura de consultórios para fazerem atendimentos não só aos participantes, mas também para os animais que serão expostos no evento”, ressalta.
O professor Cid Muraishi, Coordenador do Curso de Agronomia e Agronegócio – FAPAC / ITPAC Porto Nacional conta que “iremos levar o primeiro Congresso de Formação no Agro para a feira, 10 a 13 de maio das 9h às 12h. O nosso objetivo é contribuir junto com estado na capacitação, treinamento dos profissionais do homem do campo. Vamos entras também coma parte de saúde, onde vamos estar com equipes médica, com enfermeiros, equipe odontológica que irão fazer atendimentos a comunidade dentro do estande. Faremos testes rápido de glicemia e alguns testes rápidos na área médica”, finaliza.
Instituições
As instituições confirmadas são: Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra), Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), FAPAC / ITPAC Porto Nacional, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Agrotins
A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável.
A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorGolpista que consumiu R$ 5,2 mil em iguarias de luxo em bar e restaurante de palmas é denunciado por estelionato
Próximo artigoAgrotins 2022: Instituições universitárias irão levar atendimentos para a feira