A 23ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que iniciou na quarta-feira, 14, em Palmas, teve continuidade durante todo sábado, 17. A ação imunizou ontem 844 pessoas do público alvo, ou seja, crianças com seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Poderão tomar o imunizante os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (confira abaixo).

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas informa que as doses continuarão disponíveis, no decorrer da semana, para vacinação contra a Influenza em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) que não tenham atendimentos exclusivos para a Covid-19, as chamadas unidades sentinelas. Não terão imunização as USFs da Arno 61 (503 Norte), Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, Arne 53 (406 Norte), ASR-SE 75 (712 Sul), Arse 131 (1304 Sul) e José Lúcio, no Lago Sul. Na USF do Jardim Taquari e Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, as doses serão aplicadas normalmente.

Prioridades

Conforme o Plano Nacional de Imunizações (PNI), os grupos prioritários a serem vacinados estão distribuídos em três etapas, sendo:

Primeira etapa (14 de abril a 10 de maio): crianças com seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda etapa (11 de maio a 8 de junho): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

Terceira etapa (9 de junho a 9 de julho): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Prazo

A Semus ainda orienta aos pacientes que estão nos grupos prioritários para as vacinações de influenza e do novo coronavírus, que é preciso ocorrer o intervalo de 14 dias entre a aplicação de uma vacina e outra.

Considerando que as duas ações de vacinação estão acontecendo simultaneamente na Capital, a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, ressalta que Ministério da Saúde faz também a orientação que seja priorizada a administração da vacina da Covid-19 e se a primeira ou segunda dose já estiver marcada para os próximos dias, o paciente deve respeitar o intervalo de 14 dias para que assim possa tomar a vacina contra a influenza. “É importante a população ficar atenta a todas as anotações em sua caderneta de vacina, porque não se deve misturar as duas doses, ou seja, o imunizante contra o novo coronavírus e o da influenza. A Semus recomenda que a pessoa leve o seu cartão de vacinação para a avaliação da equipe da unidade de saúde”, explica a diretora.

Marta Malheiros ainda enfatiza que se o paciente tiver tomado primeiramente a vacina contra a Influenza, o mesmo prazo de 14 dias deve ser cumprido para que ele possa receber a dose contra a Covid-19. “As pessoas podem tomar as duas vacinas, mas não ao mesmo tempo”, enfatiza.

Público

Antônio Jorge, de apenas 1 aninho de idade, é uma das crianças que recebeu o imunizante no sábado. “Acredito que ele estará bem mais protegido. Fico feliz que ele esteja sendo vacinado e com certeza ele será uma criança bem mais saudável. A vacina vai fortalecer a imunidade do meu bebê”, afirma a mãe da criança, a psiquiatra Natacha Guimarães.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGarupa de moto conduzida por menor de 16 anos morre após colisão com veículo em cruzamento de Araguaína
Próximo artigoDezenas de pessoas arrobam portas de carreta para saquear carga de eletrodomésticos após caminhão tombar na BR-010, no Pará