A restauradora Mariana Onofri segura luva encontrada entre as ferramentas/Foto: Will Shutter

Às vésperas do aniversário de 61 anos de Brasília, uma descoberta acidental revelou registros da saga da construção da capital federal. Trabalhadores que estavam executando uma obra de impermeabilização da laje do Salão Nobre da Câmara dos Deputados encontraram uma espécie de cápsula do tempo.

Diretor de Arquitetura da Câmara, Fábio Chamon considera que os achados podem compor uma arqueologia da história de Brasília e da Câmara dos Deputados. “Quando a gente rompeu a laje inferior, a gente encontrou ferramentas antigas que muito provavelmente são ferramentas originais da construção do Palácio do Congresso”, revela.

A restauradora Mariana Onofri acredita que mesmo se tratando de objetos comuns aos operários, como luvas e marretas, os achados constituem patrimônio nacional. “Fazem parte da nossa história, da nossa memória como brasileiro, como cidadãos de Brasília.” Ela também descreve a emoção de encontrar ao lado das ferramentas, a pegada de um candango. “Nossa, foi emocionante! Estar no mesmo lugar que estava uma pessoa que construiu Brasília.” (Agência Câmara de Notícias)


Ferramentas e luva encontradas provavelmente foram usadas na construção do Palácio do Congresso/Foto: Will Shutter
Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputados concluem votação de projeto que prevê abertura de escolas na pandemia
Próximo artigoHomem bebe em bar e acorda no mato sem o pênis e os testículos