O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) conseguiu através de ação judicial garantir o pagamento das titularidades dos professores da rede municipal de educação de Presidente Kennedy.

A prefeitura de forma unilateral e arbitrária retirou as titularidades dos professores em novembro de 2017. Essa gratificação de titularidade é garantida através da Lei N° 714.2011. O Sindicato entrou com ação judicial cobrando o retorno retroativo dessas gratificações e a justiça julgou a causa decidindo favorável aos direitos dos professores.

Ainda sobre a decisão, no primeiro grau, a justiça concedeu o direito ao sindicato, porém só reconhecia o direito a partir da data da sentença, sem o retroativo, o Sintet recorreu e cobrou as titularidades retroativas referente a todo o período em que as titularidades não foram pagas.

“Nossa luta é pela defesa dos direitos dos trabalhadores da educação, primamos pelo diálogo, buscamos o acordo e só então, em casos arbitrários como foi esse, é que recorremos a justiça, para que assim possamos garantir os direitos da classe trabalhadora”, disse Iolanda Bastos, presidente do Sintet Regional de Guaraí.

O município ainda pode entrar com recurso. Só após o trânsito em julgado, o final do processo, que é possível dizer sobre a previsão de pagamento.

Essa é mais uma conquista dos trabalhadores da educação garantida através da assessoria jurídica do Sintet.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorATM assina nota nacional que reforça urgência de vacinação em massa
Próximo artigoDeputada do Tocantins exige que ATS, BRK e Energisa suspendam imediatamente cortes de água e energia