Foto: Divulgação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) requereu à Justiça, nesta segunda-feira, 22, que seja determinada ao Estado a obrigação de manter na internet, no portal Integra Saúde Tocantins, uma lista atualizada dos pacientes que aguardam leitos de UTI e leitos clínicos da modalidade Covid.

A requisição foi feita pela promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, que atua na defesa da saúde em Palmas. “A informação acerca da quantidade de pacientes aguardando a disponibilização de leitos Covid é de extrema importância, devendo a informação ser pública e de conhecimento de todos, em especial nesse momento crítico”, avalia ela.

O pedido de divulgação é fundamentado no princípio constitucional da publicidade, na Lei de Acesso à Informação (Lei n º 12.527/2011) e também na Lei Estadual nº 3.457/2019, que obriga o Estado a publicar a lista de pacientes à espera de cirurgias eletivas. Sobre esta última lei, a promotora de Justiça defende que sua interpretação ocorra em sentido amplo, visando cumprir o objetivo da sua elaboração, que é de garantir maior transparência aos cidadãos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser aplicada, nesse momento crítico e de colapso, também a pacientes com Covid-19.

A promotora de Justiça acrescenta que a própria Lei Estadual nº 3.457/2019 resguarda o direito à privacidade do paciente, ao especificar que, em vez de seu nome, conste na lista o número do seu Cartão Nacional de Saúde ou, caso ele ainda não tenha sido emitido, o documento oficial de identificação do paciente.

Desde a última semana, tanto o MPTO quanto a Defensoria Pública do Estado (DPE) vêm se manifestando perante o Poder Judiciário, inclusive em audiência da Vara da Saúde, solicitando transparência quanto à fila de espera por leitos.

Segundo informações levantadas pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital nesta segunda-feira, junto ao Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (Natjus), havia 66 pacientes na fila de espera por leitos de UTI Covid e 73 pacientes aguardando vaga de leito clínico Covid

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do TO anuncia oito novos leitos de UTI Covid para Gurupi
Próximo artigoMinistério da Saúde amplia público para vacinação contra HPV