A violência contra a mulher tornou- se presente em nossa sociedade e ocorre em diversos lares. No mês da Mulher, o Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (Nuave) no Hospital Geral de Palmas (HGP) completa dois anos de atuação, oferecendo um  suporte a pacientes que chegam  à unidade hospitalar, em qualquer situação de violência.

Só para se ter ideia, de abril de 2019 a dez de 2020 foram 4.524 atendimentos. Destes, 1.827 são pacientes que foram avaliados pelo núcleo, com suspeitas e violências confirmadas e declaradas. São 944 violências confirmadas e declaradas. Destas, 35% são mulheres em situação de violência e deste percentual, 8% são violências domésticas.

 “O núcleo oferta um acolhimento, atendimento humanizado, e especializado à pessoa em situação de violência com direcionamento à rede de proteção e assistencial em que é sistematizado o atendimento. Quando a paciente chega ao HGP, ela recebe o atendimento médico necessário, no  intuito de salvar a vida desta mulher. Logo em seguida, o núcleo é acionado pelos profissionais de saúde ou realizamos uma busca ativa”, pontuou a psicóloga do serviço, Raphaella Pizani. Em seguida, a profissional pontuou que “Depois disso, nossa equipe do ‘Nuave’ realiza uma escuta qualificada e direcionada a esta mulher, para verificar o que ela precisa ou vai precisar, devidos seus receios, vínculos com o agressor. No ciclo da violência, a maioria das vezes a mulher se sente culpada, a protagonista da violência sofrida”.

A psicóloga destaca ainda que, “A mulher precisa decidir denunciar o agressor e, logo em seguida, a gente aciona os órgãos de proteção da mulher. No momento da alta hospitalar, caso ela assim necessite, já sai com medida protetiva. Além disso, se necessário, encaminhamos para casas de abrigo e rede assistencial. Com isso, conseguimos  organizar toda esta rede proteção e assistência à Mulher e a continuidade de assistência psicológica e tratamento de saúde”,enfatizou.

Parceiros

O Nuave atua em parceria com Rede de Proteção à pessoa em situação de violência como Delegacias Especializadas (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Delegacias Especializadas de Crimes Contra a Proteção à Criança e ao Adolescente (DECA) Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)) Defensoria Pública (Nudem), Ministério Público Estado (MPE), Patrulha Maria da Penha e o Tribunal de Justiça, dentre outros pontos de atenção à saúde.

Homenagem

O HGP recebeu das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Capital, por meio da Diretoria de Polícia da Capital da Polícia Civil do Tocantins, frascos com álcool em gel, com  mensagem incentivando a denúncia e os endereços das duas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (1ª e 2ª DEAM) e da Central de Atendimento à Mulher 24 horas (CAM-24h). Os frascos de álcool em gel foram entregues  às mulheres acompanhantes, servidores e  pacientes  do HGP.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMorre vítima de Covid-19, Nádia Guerra, digital influencer de Palmas
Próximo artigoAlerta! Variantes do coronavírus mais perigosas e consideradas mais transmissíveis são identificadas em Araguaína