O Tocantins está entre os estados da federação que mais tiveram participações no Prêmio Educador Transformado. O Estado registrou um total de 163 professores inscritos, ficando atrás apenas dos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
O prêmio é uma iniciativa realizada pelo Sebrae, com o apoio da Bett Brasil e o Instituto Significare. O objetivo é identificar, reconhecer e divulgar projetos educacionais inovadores que estejam alinhados aos princípios da Educação Empreendedora e que sejam desenvolvidos por professores em instituições de ensino públicas ou privadas.
Durante as inscrições, que finalizaram no último dia 19, os professores tiveram a chance de inscreverem um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A iniciativa é dividida em três etapas: estadual, regional e nacional. Na próxima fase, a estadual, serão reconhecidos os três primeiros lugares de cada categoria, após esse processo, os primeiros lugares de cada categoria concorrerão à etapa regional.
Após essa etapa, o prêmio selecionará os 35 educadores vencedores da primeira colocação de cada categoria na fase regional. Eles irão participar do Bett Brasil 2024, onde ocorrerá a cerimônia nacional de premiação que determinará os vencedores finais do prêmio.
Por fim, os candidatos selecionados em 1º, 2º e 3º lugares na Etapa Nacional receberão certificado de participação e o primeiro colocado em cada uma das sete categorias receberá um troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação empreendedora e um notebook.
Para a analista do Sebrae Izana Assunção, a quantidade de professores inscritos do Tocantins retrata o compromisso desses educadores em levar inovação e comportamentos empreendedores para a sala de aula. “Já acompanhamos mais de 180 escolas com o programa ALI Educação Empreendedora. Por meio dessa ação, incentivamos o protagonismo dos professores para que eles relatem suas práticas transformadoras. Ratificamos também as políticas públicas de educação no Estado, que com o mesmo objetivo reconheceram os professores, através do Prêmio Escola que transforma. Ou seja, estas iniciativas valorizam e empoderam o educador tocantinense”, finaliza.
Educação Empreendedora Sebrae
Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Hoje chamado de Programa Educação Que Transforma, já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação, com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas. Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorMulheres do Assentamento Primogênito se reúnem em encontro de descontração e renovação dos laços de amizade
Próximo artigoEndocrinologista explica a importância dos exames laboratoriais na prevenção e diagnóstico de doenças