Professores da rede municipal de educação de Pedro Afonso estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 21, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde discutiram sobre o cumprimento do reajuste do piso do magistério. A categoria reivindicou ao sindicato para que lute junto à Prefeitura pelo reajuste do piso e sua aplicação na carreira. O índice do reajuste do piso, de acordo com a portaria publicada pelo MEC é de 33,23% para o ano de 2022.

Para o Sintet, nenhum professor/a deve receber abaixo do piso, e para que haja valorização, o piso deve ser aplicado na carreira, mas nem todo gestor atende a recomendação.

O sindicato faz a luta pelo cumprimento da lei, e onde não há avanço nas negociações com a gestão municipal, o sindicato entra com ação judicial reivindicando o cumprimento da lei. “Apesar de alguns gestores se omitirem da negociação alegando falta de respaldo jurídico ou orçamento, o sindicato entra com resguardo jurídico e estudos que mostram a viabilidade financeira da Prefeitura em cumprir com o reajuste”, disse Carlos de Lima Furtado, secretário – geral do Sintet e Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Ficou encaminhado na reunião que o Sintet, através da regional de Guaraí, vai protocolar ofício à Prefeitura de Pedro Afonso cobrando uma proposta de pagamento do reajuste à categoria, e ainda vai solicitar a Folha Analítica do quadro da educação.

“O Sintet vai questionar a prefeitura sobre o impacto financeiro do reajuste e sobre o orçamento da educação no município”, disse Iolanda Bastos, presidente do Sintet Regional de Guaraí.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Wanderlei Barbosa busca repactuar mais de 14 milhões para educação do TO e assegurar aquisição de ônibus, conclusão de escolas e centros profissionalizantes  
Próximo artigoEx-prefeito e outras três pessoas foram indiciadas pelo crime de peculato doloso em Araguanã