Guardas de Palmas

Na noite desse sábado, 06. o advogado Lukas Custódio e mais dois homens, foram algemados e levados para uma delegacia de Polícia Civil de Palmas. Eles estavam em um bar em Taquaralto, região sul da capital. Eles foram presos por Guardas Municipais que, segundo eles, realizavam fiscalização nos bares da região.

Conforme informações, o advogado tentou defender um dos homens presos, eles foram conduzidos a 5ª Delegacia de Polícia, para que a ocorrência fosse registrada.

A defesa do advogado informou que durante abordagem, os guardas foram conduzir um músico até a delegacia, por suspeita de desacato. Afirmou que, nesse momento, Lukas se apresentou como advogado do rapaz. Mesmo assim, os guardas não queriam que ele acompanhasse o cliente, disse.

“Um dos guardas chegou a agredir o Dr. Lukas, empurrando-o e agarrando pelo pescoço e camiseta, na frente de todos os presentes”, afirmou a defesa.

Ainda conforme o advogado, uma viatura da PM foi chamada logo depois, no entanto, além de não permitirem que ele fizesse o trabalho como advogado, levaram todos para a delegacia.

OAB

O presidente da OAB da seccional Tocantins Gedeon Pitaluga disse que a prisão aconteceu de forma ilegal, com uso indevido de algemas nos braços e pernas.

O advogado estava no exercício da profissão e ações ilegais como essa remetem a um período sombrio da ditadura, onde a Constituição Federal não era observada e os direitos fundamentais eram violados de forma recorrente. No Tocantins, a OAB não admite ações como essa, seja soba justificativa da pandemia ou de qualquer outra.

Gedeon afirmou que a OAB atuou de maneira firme no caso e exigiu uma apuração sobre o episódio e tomará medidas judiciais, legais e criminais a partir dessa semana, analisando e discutindo a nova lei de abuso de autoridade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCorpo de homem encontrado em Taquaralto não identificado e não reclamado por familiares permanece no IML em Palmas
Próximo artigoAraguatins: carro capota após motorista cochilar ao volante na Transamazônica