Deputado Léo Barbosa - Foto Elmer Graff
Com o objetivo de regulamentar a celebração de parcerias de incentivo à atividade laboral no sistema prisional do Estado do Tocantins, o deputado estadual Léo Barbosa (Solidariedade) apresentou na manhã desta terça-feira (23), um Projeto de Lei que visa promover o aproveitamento de mão de obra de reeducandos em obras das prefeituras dos municípios tocantinenses.
De acordo com a justificativa da proposição, o objetivo é a ressocialização dos apenados, buscando reduzir os níveis de reincidência e a promoção de medidas que auxiliem na educação, capacitação profissional e na busca da conscientização psicológica e social, bem como a redução de custos na execução de obras pelas prefeituras.
Durante a apresentação do projeto, Léo Barbosa destacou que a utilização de mão de obra dos reeducandos é uma política pública com benefícios tanto para os municípios quanto para os apenados.
“Utilizar o ambiente da contratação pública como instrumento para fomentar oportunidade de emprego e também reduzir custos na execução de serviços é bom para todas as partes. A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) já tem um projeto nesse sentido e inicia os trabalhos com algumas prefeituras, mas nós queremos regulamentar essa atividade e queremos que o Estado transforme em Lei de incentivo, com premiação aos municípios que dão oportunidade a quem quer buscar uma nova alternativa”, ressaltou Barbosa.
Na ocasião, o parlamentar também parabenizou a Seciju pelo desenvolvimento de projetos desta natureza. “Quero parabenizar a secretaria pela realização deste projeto. Nós sabemos que os prefeitos têm os desafios de tocarem as obras, mas com essa parceria terão condições plenas de realizá-las de forma mais barata, mas também valorizando e dando importância a ressocialização de homens e mulheres que podem sim ser aproveitados nesse sentido”, completou.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicato pede que empresa de cartão pare de importunar servidores públicos com ligações excessivas
Próximo artigoCom ocupação de leitos acima dos 70%, governo determina instalação de 36 UTIs covid em unidades de Palmas e sul do Tocantins