O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na tarde de quinta-feira, 25, em Gurupi, o sistema de tecnologia PMTO Mobile, que visa dar maior agilidade ao atendimento policial no Estado. Também lançou o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e inaugurou a reforma do 4° Batalhão da Polícia Militar de Gurupi (4º BPM). A solenidade foi realizada na sede do Batalhão.

Na ocasião, o governador Carlesse, acompanhado do comandante-geral da corporação, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, presidiu a passagem de comando do 4º BPM, para o tenente-coronel Weslley Dias Costa, no lugar do também tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza.

O PMTO Mobile é uma plataforma digital voltada para o registro de ocorrências e a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), que amplia a eficiência e possibilita agilidade nos atendimentos da Polícia Militar (PM). O sistema permite a alimentação de informações, em tempo real, gerando um banco de dados que pode ser compartilhado com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e demais órgãos de segurança, justiça e controle social.

O governador Mauro Carlesse destacou que o sistema PMTO Mobile era o que estava faltando para incrementar a atuação da Polícia Militar, além de estar em consonância com os investimentos em tecnologia feitos pelo Governo Estadual. Segundo o Governador, muitos outros projetos estão em curso para modernizar e facilitar as ações da polícia e promover segurança para a população tocantinense.

“Este é um projeto desenvolvido no Estado que está sendo lançado como piloto aqui em Gurupi e, posteriormente, será lançado em Araguaína e nas demais localidades do Tocantins. Esse sistema, aliado aos novos policiais que virão a partir do concurso da PM, vai melhorar ainda mais os serviços da nossa Polícia. E é isso o que queremos, que os empresários e as famílias que chegam ao Tocantins se sintam acolhidos e seguros com a atuação do poder público”, enfatizou o Governador.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Silva Neto, ressaltou as qualidades do novo comandante da corporação em Gurupi e as parcerias com o Ministério Público do Trabalho, Poder Judiciário e Fundação Pró-Tocantins para implantação do sistema PMTO Mobile. Ele destacou que o sistema PMTO Móbile, dá início a um novo cenário tecnológico na instituição, sendo fruto do empenho de cada um dos integrantes da PMTO. Esclareceu ainda que o Centro de Operações da Polícia Militar, o COPOM, possibilitando a acomodação do sistema móbile PMTO e também a disseminação para toda a PMTO, valorizando a história e tradição da Polícia Militar. “A implantação desse projeto vai potencializar o trabalho policial nas ruas, sendo um marco histórico para a corporação”, frisou.

A implantação do sistema é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar, por meio da Fundação Pró-Tocantins, e o Ministério Público do Trabalho, que resultou na destinação de recursos para a aquisição de kits compostos por smartphone/tablet e impressora térmica portátil, que serão utilizados nas viaturas da PM.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresidente Jairo Mariano recebe prefeito de Lavandeira para inclusão turística
Próximo artigoAcipa encabeça campanha “Unidos pela Vacina” no Tocantins