A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins divulgou na tarde desta terça-feira, 27 de janeiro, os dados referentes à segunda etapa de vacinação contra a brucelose que encerrou no último dia 31 de dezembro de 2014. De acordo com a Adapec foram vacinadas 336.678 bezerras bovídeas (bovinas e bubalinas) entre três e oito meses de idade, o que representa 94,31% dos animais nesta faixa etária.O número de propriedades rurais com rebanho de fêmeas em idade vacinal atingiu 87,76%.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, destacou o trabalho da Adapec e dos produtores rurais no controle desta zoonose: “É importante destacar que este índice alcançado, é reflexo do trabalho da Adapec e do crescimento de conscientização por parte do produtor rural em relação à brucelose, pois a vacina é o meio mais seguro de controle desta zoonose,” disse Humberto. Ele ainda ressaltou que este ano concluirá o inquérito da brucelose iniciado no ano passado, que tem como objetivo medir a prevalência da doença no rebanho e nos animais.

Segundo a médica veterinária que responde pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PECEBT, Regina Barbosa, os produtores que vacinaram os animais e não declararam na Adapec até o dia 31de dezembro de 2014 serão autuados por declaração fora de época e pagarão multas de R$ 127,69 (cento e vinte sete reais e sessenta e nove centavos) por propriedade, devendo apresentar na Agência o atestado de vacinação com a vacina Cepa B19 e a nota fiscal da aquisição da mesma.

Já os demais produtores rurais que possuem fêmeas em idade vacinal no período e não vacinaram os animais, estão sendo notificados pela Adapec para realizarem a vacinação com a vacina Cepa RB-51.

Dados

O número de animais fêmeas vacinadas em 2014 com a vacina Cepa RB-51, alcançou 10.902 bovídeos. Na primeira etapa da campanha contra a brucelose, no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2014 foram vacinadas 445.629 fêmeas bovídeas, o que representa 95,90% do rebanho em idade vacinal, num total de 29.931 propriedades.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSecretário Executivo de Meio Ambiente solicita ao Estado recursos e ações
Próximo artigoGospel ganha força no Tocantins; Estado contará no próximo mês com rádio 100% voltada para o público evangélico