Técnicos do Ruraltins
Técnicos do Ruraltins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), iniciam um novo processo de capacitação continuada para os extensionistas rurais. Dessa vez, 30 técnicos das regionais do Ruraltins de Araguatins, Araguaína, Miracema e Paraíso vão aperfeiçoar seus conhecimentos nas culturas de arroz, feijão e mandioca.

O projeto terá a duração de três anos e contemplará aulas teóricas, por meio de seis módulos presenciais, e capacitação prática com a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), por cada técnico da assistência técnica e da extensão rural participante.

De acordo com o engenheiro agrônomo Edmilson Rodrigues, a iniciativa pretende fortalecer as cadeias produtivas da mandioca, da feijão e do arroz, já que possuem um grande potencial de expansão e de adoção de novas tecnologias.

“A proposta visa garantir a qualidade e a competitividade dessas cadeias, tendo como princípio a organização produtiva, o uso de boas práticas agrícolas, a agregação de valor à produção e a busca da sustentabilidade ambiental, social e econômica das atividades agrícolas nessas regiões onde acontecerão as capacitações. Para isso, os técnicos terão a responsabilidade de serem multiplicadores na execução dos trabalhos de transferência de conhecimentos e tecnologias para os produtores das culturas de arroz, feijão e mandioca”, explicou o agrônomo.

Nesta quinta-feira, 17, o projeto terá início na cidade de Araguatins, onde ocorrerá uma reunião com os técnicos regionais para a apresentação de todo o projeto de capacitação. Na sexta-feira, 18, em Araguaína, acontece o mesmo encontro. (Lúcia Brito)

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.