Ex-deputado Pastor Amarildo
Ex-deputado Pastor Amarildo
Ex-deputado Pastor Amarildo

O Ministério Público Estadual investiga um desmatamento de uma área ambiental em Taquaruçu, distrito de Palmas. Os moradores da região denunciaram o caso. Segundo eles, a terra está sendo preparada para o plantio de soja. O problema é que a área fica perto de várias nascentes que formam a bacia do ribeirão Taquaruçu Grande, responsável por 75% do abastecimento de água na capital, e o uso de agrotóxicos pode contaminar os mananciais.

A propriedade fica a cerca de 30 km de Palmas e é do ex-deputado federal, pastor Amarildo Martins. Por telefone, ele disse que não fez o desmatamento e que quando comprou a área o local já estava desta forma. Informou também que o local está arrendado e a decisão de fazer o plantio ou não é da pessoa que está ocupando a área. Ele não informou a identidade desta pessoa.

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual. O promotor do meio ambiente, Pedro Geraldo Neto, fez uma reunião e convocou o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão responsável pela concessão da licença ambiental para o desmatamento, Fundação Municipal do Meio Ambiente e a Associação Água Doce, entidade que representa os moradores.

“Nós temos um inquérito civil em andamento para apurar as minúcias com relação ao fato e com base na lei, aquilo que estiver contrário, tomaremos as providências as judiciais cabíveis ou faremos ao final um termo de ajustamento de conduta no sentido de atender o anseio da sociedade e sobretudo regularizar o meio ambiente”, disse o promotor.

Área desmatada
Área desmatada

A diretora de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Carolina Bueto, confirmou que a licença foi concedida para pastagem e que parte do desmatamento está irregular.

“Desta área de 81 hectares ele tem a licença de exploração. Tem uma área onde foi desmatada área de reserva legal e área de proteção permanente. Ele foi autuado e a área foi embargada até os procedimentos de recuperação”, explicou.

A presidente da Associação Água Doce, Noeli Sterman, afirmou que os moradores querem que o responsável seja responsabilizado.

“Nós não vamos admitir que seja plantada soja e nenhuma outra monocultura que tenha uso de agrotóxicos ou de veneno. [Queremos] que ele seja obrigado a reparar os danos que ele causou. Porque ele desmatou APP [Área de Preservação Ambiental], desmatou reserva legal e derrubou mais de 500 árvores protegidas por lei”. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeito eleito Cláudio Santana participa do Seminário Novos gestores em Brasília
Próximo artigoLimpeza retira mais de 100 toneladas de lixo das ruas de Araguaína após forte chuva