garimpeiros manifestam em serra pelada
garimpeiros manifestam em serra pelada
garimpeiros manifestam em serra pelada

A Colossus Mineração informou através de nota que as forças policias do Estado inibiu os manifestantes de invadirem o garimpo de Serra Pelada neste domingo 25, a mineradora afirma que a maioria dos manifestantes não residem na vila e que a organização dos grupos de garimpeiros não é reconhecida pela justiça paraense como dirigentes da cooperativa.

Veja a integra da nota:

A Colossus Mineração informa a sociedade que as forças policiais do Estado do Pará inibiram a tentativa de invasão ao projeto Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, ocorrida em Curionópolis (PA) neste domingo por volta de 15h.

A maioria dos manifestantes é de não residentes na comunidade de Serra Pelada e afastou-se do local do protesto. Até as 18h deste domingo, informações locais indicavam que não há um ponto de concentração dos manifestantes. Não há registro de vítimas.

A tentativa de invasão, anunciada de forma pública antecipadamente e fortalecida em audiência no último dia 16 de agosto, teve apoio parlamentar dos deputados federais Arnaldo Jordy (PPS) e Wandenkolk Gonçalves (PMDB). A organização foi feita por grupos garimpeiros não reconhecidos pela Justiça do Pará como dirigentes da cooperativa sócia do projeto.

É impraticável haver diálogo sob coação. A Colossus considera este formato de mobilização violenta como irresponsável, que em absolutamente nada contribui para um futuro de paz duradoura em Serra Pelada.

O projeto SPCDM alcançou 85% das obras de implantação, um investimento de R$ 600 milhões que emprega 1.500 profissionais diretos e indiretos – sendo 65% residentes de Serra Pelada.

Forças policiais permanecem no local para devolver segurança à vila de Serra Pelada.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom R$ 13 milhões investidos pelo Governo Federal, escola de tempo integral em Araguatins atenderá cerca de 1500 alunos
Próximo artigoCegonha com 11 veículos sai da pista entre Colinas e Brasilândia, motorista morreu