Posse da diretoria foi realizada na tarde deste sábado, na residência da senadora Kátia Abreu em Palmas
Posse da diretoria foi realizada na tarde deste sábado, na residência da senadora Kátia Abreu em Palmas

O presidente da Associação dos Ex-prefeitos do Estado do Tocantins, Valtenis Lino, anunciou neste sábado que já tem cerca de 400 ex-gestores interessados em filiar-se à entidade. A Associação foi oficializada na tarde deste sábado em reunião realizada na residência da senadora Kátia Abreu com a participação de cerca de 60 ex-prefeitos do Estado.

Valtenis antecipou também que a entidade vai definir esta semana uma comissão para realizar visitas ao Tribunal de Justiça do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado. O evento teve ainda a participação dos deputados Toinho Andrade, Jaime Café, Luana Ribeiro e Wanderlei  Barbosa, representado por seu filho, o vereador de Palmas, Leo Barbosa.

Cumprimentados pela senadora Kátia Abreu que os recepcionou dizendo-se surpresa com a aceitação, por parte de ex-prefeitos e da população, da criação da entidade, os ex-gestores tomaram posse nos seus cargos. Conforme o presidente da entidade, Valtenis Lino, a entidade é pensada há pelo menos dez anos. Segundo ele, é uma necessidade imediata dos ex-prefeitos diante da impossibilidade jurídica de serem defendidos pela Associação Tocantinense dos Municípios.

Ele ilustrou que os prefeitos passam quatro anos na Prefeitura e quarenta anos tentando resolver problemas no TCE e no TJ.  Valtenis elogiou a atuação da senadora Kátia Abreu no processo. “Nunca tinha visto uma coisa tão rápida, a Senadora em 24 horas já tinha conversado com procurador geral da República, com TCE, com praticamente todo mundo”, salientou o dirigente.

A senadora Kátia Abreu anunciou durante o lançamento o interesse de uma grande banca de advogados de Palmas para atuar voluntariamente na defesa dos ex-prefeitos. A senadora Kátia Abreu realçou a importância da entidade dizendo que isto a fez movimentar-se, iniciando com uma conversa com o procurador da República, Rodrigo Janot e o ministro do STF, Gilmar Mendes. Informou ainda que já conversou com praticamente todos os desembargadores do Estado  e com a advocacia geral do Estado.

Na segunda-feira, conforme anunciou a Senadora, deve encontrar-se com o presidente do TCE, Manoel Pires, para tratar sobre um grande mutirão para julgar os processos dos ex-prefeitos. Kátia também lembrou a informação a ela repassada pela desembargadora Jaqueline Adorno, de que já há uma meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça para a solução destes problemas municipais. “A maioria dos casos é perda de prazo”, disse a Senadora. “O presidente do Tribunal de Justiça, Eurípedes Lamounier, disse que vai colocar defensores públicos à disposição dos prefeitos”.

DIRETORIA– A primeira diretoria da Associação dos Ex-Prefeitos do Estado do Tocantins tem o ex-prefeito de Santa Fé, Valtenis Lima, como presidente. Na primeira vice-presidência tomou posse o ex-prefeito de Taipas, Joaquim Carlos Azevedo. A entidade terá como segundo vice-presidente o ex-prefeito de Natividade, Albany Nunes Cerqueira.

Na primeira secretaria foi empossado o ex-prefeito de Araguaína, Valuar Barros e a ex-prefeita de Araguaçu, Waltyr Rocha Santos Santana será a segunda secretária. O  primeiro tesoureiro da entidade será o ex-prefeito de Araguacema, João Paulo Ribeiro Filho, tendo como segundo tesoureiro o ex-prefeito de Fátima, Raimundo Mascarenhas Neto.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorApós ultimato do Mapa, governo do Estado admite que não tem plano de ação, mas se mobiliza para salvar “Agro+TO”
Próximo artigoO divórcio faz envelhecer, revela pesquisa