Cerca de 40 municípios sofrem com a falta de policiamento e sensação de insegurança é sentida pelas populações locais
Cerca de 40 municípios sofrem com a falta de policiamento e sensação de insegurança é sentida pelas populações locais

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, se reuniu com o Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Glauber de Oliveira Santos, nesta quarta-feira (29/03), para discutir a falta de efetivo policial enfrentada por cerca de 40 municípios tocantinenses e as alternativas que podem atenuar essa situação, responsável pela sensação de insegurança entre os moradores locais.

Os anseios dos prefeitos quanto à falta de segurança policial foram apresentados no encontro pelo presidente da ATM. “Os gestores relatam o pequeno efetivo de policial em seus municípios, sendo que algumas cidades nem sequer há PMs nas ruas. Acreditamos que o remanejo de parte dos profissionais presentes nos setores administrativos podem minimizar o problema”, sugeriu Mariano.

Relatos

Assaltos em supermercados, correios e na lotérica da cidade tem sido recorrente em Porto Alegre do Tocantins, afirma o prefeito Rennan Cerqueira. “Apenas dois policiais fazem a segurança de Porto Alegre e Almas. Em nosso município há delegacia, porém sem efetivo policial”, relatou. Já o prefeito de Aliança, Coronel Tavares, lembrou que o “efetivo policial reduziu muito nos últimos anos, sendo que a reposição não acompanhou a saída de policiais militares”. Outros relatos foram apresentados no encontro pelos prefeitos Wesley Camilo (Centenário), Fernandes Martins (Figueirópolis), Zé Mario (Bandeirantes) e Onassys Costa (Jaú do Tocantins).

Agenda

O Comandante Geral reconheceu os problemas relatados e disse que os interesses da PM e dos Municípios convergem. “A Policia Militar está angustiada com a falta de efetivo nessas localidades, pois o nosso intuito é estar fortemente presente nos 139 municípios. Vamos elaborar propostas que busquem a reativação dos destacamentos policiais nessas cidades”, afirmou o Coronel Glauber.

Comando Geral e ATM deverão se reencontrar no dia 11 de abril para apresentarem proposta de parceria entre prefeituras e Polícia Militar que viabilizem maior participação e atuação de policiais nos municípios.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresidente da Assembleia desarquiva pedido de impeachment de Marcelo Miranda
Próximo artigoDevido alto número de suicídio, vereador busca medidas de segurança na ponte que liga MA e TO