Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Vicentinho Júnior quer garantir eficiência na transição dos mandatos
    TOCANTINS

    Vicentinho Júnior quer garantir eficiência na transição dos mandatos

    Por Norte do Tocantins1 de novembro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Com o objetivo de assegurar a continuidade dos serviços públicos e garantir maior transparência na gestão, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 3985/2024, que visa regulamentar o processo de transição de mandatos nos Estados e Municípios. “A proposta busca evitar descontinuidade e problemas administrativos, criando comissões de transição que facilitem a troca de informações entre a gestão atual e a futura”, explicou Vicentinho Júnior. Além disso, o projeto prevê a obrigatoriedade de relatórios detalhados sobre finanças, contratos e bens públicos, além de estabelecer diretrizes claras para a preservação de documentos.

    Inspirado nas orientações do “Caderno de Encerramento e Transição de Mandatos”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto tem como base os princípios da eficiência e responsabilidade. “Essa proposta surgiu após ouvir prefeitos eleitos que estão enfrentando dificuldades em obter dados necessários para assumir a gestão de seus municípios”, afirmou o deputado. O projeto ainda prevê penalidades para gestores que não cumprirem suas obrigações de prestação de contas e proíbe atos que comprometam o equilíbrio fiscal nos 180 dias anteriores ao término do mandato. “Queremos assegurar que as administrações possam seguir funcionando de forma transparente e organizada, respeitando o interesse público”, disse Vicentinho Júnior.

    Presidente da Frente Parlamentar Municipalista, deputado federal Benes Leocádio (União – RN) defende que o projeto seja discutido e aprovado pois fortalece muito a transição com tranquilidade e formalidade nas mudanças dos gestores em nosso país. “Esse projeto de lei vem trazer tranquilidade e garantir uma transição de gestores, seja do Executivo Municipal ou Estadual, na medida em que é garantida as informações e as orientações que são necessárias a quem vai assumir um mandato, principalmente quando se trata de corrente política diversa da gestão do momento, isso aí faz com que tenhamos um raio-x com fidelidade da realidade em que se encontra aquele ente federativo. Vejo com bastante simpatia e acredito que venha contribuir para a melhoria da transição no processo de sucessão desses entes federativos. Também, na medida em que é normalizado, evita que tenhamos prejuízos da descontinuidade de políticas públicas na circunscrição daquele ente federativo”.

    Presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges ressaltou a importância deste projeto. “Nós prefeitos observamos com bons olhos esse projeto de lei apresentado pelo deputado Federal Vicentinho Júnior, por acreditar que facilitará a transição de mandatos. Inclusive, projetos como esse vêm de encontro aos anseios de prefeitos e prefeitas do Tocantins, que querem a eliminação ou o máximo de simplificação, quando a transição ocorrer entre candidatos reeleitos, ou seja, que seja o mais simples possível quando um prefeito tiver que passar o mandato para ele mesmo. Quanto menos burocracia, mas agilidade e economicidade, principalmente dos recursos públicos”, concluiu o gestor.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorMega-sena sorteia R$ 105 milhões acumulados nesta sexta-feira (31)
    Próximo artigo Prazo para partidos e candidatos apresentarem prestação de contas à Justiça Eleitoral termina nesta terça-feira, informa TRE-TO
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.