Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Lei que passou área de Colmeia para Guaraí é declarada inconstitucional; IBGE esclarece mudanças
    NORTE

    Lei que passou área de Colmeia para Guaraí é declarada inconstitucional; IBGE esclarece mudanças

    Por Norte do Tocantins8 de agosto de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Representantes da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Tocantins e da Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan-TO) se reuniram na terça-feira, 2 de agosto, com membros das Prefeituras de Guaraí e Colmeia. O objetivo do encontro foi esclarecer sobre a recente decisão judicial que declarou inconstitucional a alteração da Lei 818/1996, que desmembrou uma área do município de Colmeia e incorporou ao município de Guaraí.

    De acordo com o supervisor da Base Territorial do IBGE no Tocantins, Paulo Henrique Neves, a área desmembrada de Colmeia, composta pelos povoados de Matinha e Mirandópolis, vai ser incorporada novamente ao município. “Com a decisão da Justiça, essa movimentação vai ser desfeita e essa área vai retornar ao município de Colmeia”, explicou o supervisor, acrescentando que o IBGE precisa dos limites municipais bem definidos para poder cumprir sua missão institucional de retratar o Brasil.

    “É obrigação do Instituto, junto aos órgãos parceiros, fazer o acompanhamento da evolução da divisão político-administrativa do Estado e representar da melhor forma possível, utilizando os melhores insumos cartográficos disponíveis e seguindo os memoriais descritivos da legislação vigente, ou de decisões judiciais como é esse caso, para poder cumprir o seu papel: retratar da melhor forma possível esses limites”, ressaltou.

    Para a realização do Censo Demográfico 2022, a operacionalização da coleta permanece inalterada, mas a divulgação dos resultados levarão em conta a mudança implementada. “Como o planejamento do Censo, o dimensionamento da força de trabalho e a produção de insumos cartográficos, desde o ano de 2015, foi feito considerando essa área no município de Guaraí, toda a operacionalização da coleta vai ser realizada pela equipe do Censo de Guaraí. Porém, com a decisão, e esse processo de implementação nas bases, tanto pela Seplan-TO quanto pelo IBGE, nós vamos a partir de agora e na divulgação do Censo, considerar a população e a área para o município de Colmeia”.

    O prefeito de Colmeia, Joctã José dos Reis, ficou bastante feliz ao saber da decisão judicial. “É algo que já vinha sendo esperado há muito tempo. Uma demanda que a gente vinha lutando para que acontecesse e para o município é muito bom porque com essa nova área nós podemos ter uma soma [aumento da população] para poder subir nosso índice do Fundo de Participação dos Municípios. Com fé em Deus, nós vamos chegar nessa estimativa”, declarou esperançoso.

    Por sua vez, a prefeita de Guaraí, Maria de Fátima Coelho Nunes, afirmou que não recebeu a notícia que gostaria. “Eu fiquei muito triste. Eu estava aguardando que a decisão fosse favorável para o nosso município, mas como foi para Colmeia, eu desejo sucesso para o prefeito de lá. As pessoas do Povoado Matinha vem para Guaraí, trazem as hortaliças para vender e o pessoal de Mirandópolis vem muito aqui, eles tem a acesso saúde, a tudo. E a gente vai continuar dando esse apoio para eles”, garantiu.

    Na oportunidade, o superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, também falou da importância do Censo Demográfico 2022 e reforçou o pedido de apoio para divulgação da operação censitária. Participaram da reunião, o chefe da Agência do IBGE em Colinas, Frank Henrique Bomfim; Bruno Cícero, economista da Gerência de Zoneamento Territorial da Seplan-TO; Rodrigo Sabino Borges, da Diretoria de Informações Territoriais da Seplan-TO; servidores das duas prefeituras e do IBGE.

    #NortedoTocantins Norte TOCANTINS
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPré-candidato a deputado estadual, Sargento Júnior Brasão ressalta força do PSB: ”Iremos fazer três deputados neste estado”
    Próximo artigo Na oficialização da coligação ‘Aliança pelo Tocantins’, ex-prefeito por 2 mandatos da 3ª maior cidade assegura que esse é o melhor projeto para o estado
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.