Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Ataídes protocola Ação de Inconstitucionalidade contra aumento de impostos no Estado
    NORTE

    Ataídes protocola Ação de Inconstitucionalidade contra aumento de impostos no Estado

    Por Norte do Tocantins17 de outubro de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O presidente do PSDB Tocantins, senador Ataídes Oliveira anunciou durante entrevista coletiva à imprensa, que protocolou nesta sexta, 16, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), no Tribunal de Justiça do Estado. A medida será contra o pacote enviado pelo governo e aprovado pela Assembleia Legislativa que prevê o aumento de impostos.

    “Solicitamos um estudo técnico jurídico e nossos advogados chegaram com a conclusão de inconstitucionalidade, na aprovação desse aumento de impostos. Vamos protocolar diversas ações contra esse “pacote da maldade” que pode prejudicar a capacidade de sobrevivência do povo tocantinense”, detalhou Ataídes.

    De acordo com o advogado tributário Adriano Guinzelle, o aumento dos impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Propriedade Veículos Automotores (IPVA), e sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), ofendem a constituição federal. “Principalmente os princípios constitucionais do não confisco da capacidade contributiva, da razoabilidade e da proporcionalidade”, esclareceu.

    O presidente do PSDB tocantinense, acredita que, com o aumento do ICMS o Estado pode perder arrecadação para os estados vizinhos, devido seus impostos serem mais justos. “No Tocantins temos a maior taxa de impostos do País, sabemos que esse aumento não será destinado a saúde, educação, segurança e estradas, mas será para cobrir o rombo da dívida pública”. Ataídes criticou ainda o déficit de 500 milhões do governo estadual. “Em 2016 esse déficit pode dobrar, resultado da incompetência desta gestão”, argumentou o senador.

    Na ação protocolada pelo PSDB estadual e metropolitano da capital, constam diversos aumentos abusivos aprovados pela AL, e que variam de 16% a 1900%. De acordo com o estudo jurídico, os impostos de ICMS sobre a carne e combustível sofreram aumento de 71% e 8%, respectivamente. O estudo da Ação de Inconstitucionalidade também mostra que, o Detran arrecadou cerca de 70 milhões em taxas no ano de 2014 e com o aumento poderá chegar em 2016 com receita de 120 milhões.

    “O PSDB é contra aumento de impostos, o que esse governo deve fazer é incentivar a produção, cortar os cargos comissionados, reduzir o número de secretarias e diminuir despesas com viagens, que de janeiro a setembro deste ano já foram gastos mais de 18 milhões com passagens e aluguel de veículos”, explicou Ataídes.

    A falta de estabilidade jurídica do governo Marcelo Miranda, é uma das preocupações do senador Ataídes. Ele alertou para o episódio de cassação do governador em 2009, e que anos depois foi impedido de tomar posse como senador e agora enfrenta julgamentos por irregularidades em sua última campanha política. “Não sabemos até quando vai durar este governo, isso perde a confiabilidade e credibilidade para empresas e investidores com interesse no nosso Estado”, lamentou.

    Mesmo diante de tamanha instabilidade política, econômica e jurídica, Ataídes acredita que esta Ação de Inconstitucionalidade poderá barrar o aumento dos impostos e dar esperança para a sociedade tocantinense. “Este Estado segue a subvenção política do governo federal. Um governo que teve suas notas rebaixadas pelas agências de classificação de risco e que a qualquer momento pode dar calote financeiro, não pode servir de sustentação para um Estado tão rico e com um forte potencial, que é o caso do Tocantins” finalizou.

    Protocolo número 0015524-89.2015.827.0000

    Relator: Desembargador Helvécio Maia

    002

    02

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorErcílio Bezerra declara apoio ao Movimento OAB Somos Todos Nós
    Próximo artigo Homem mata mulher a facadas na frente do filho de três anos em Palmas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.