Em dois dias, a ação de limpeza das marginais de estrada que dá acesso ao Aterro Sanitário da Capital recolheu 434 toneladas de entulho clandestino, volume 27% superior à média diária de lixo recolhido em toda Capital, que é de 340 toneladas por dia. A ação foi concluída no final da tarde desta quinta-feira, 09. Foram recolhidas 188 toneladas de resíduos em trecho de apenas três quilômetros de extensão.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), restos de obras e resíduos orgânicos representam a maior parte do lixo clandestino. Todo o entulho recolhido será direcionado a ponto de descarte adequado.

Por se tratar de área de acesso à zona rural, há dificuldade de identificação dos autores do descarte irregular, no entanto, quem flagrar situações semelhantes em qualquer parte da Capital pode denunciar às autoridades ambientais pelo número 153 ou 190.

Organizada pela equipe do Aterro Sanitário de Palmas, a ação de limpeza teve início na quarta-feira, 08, quando outras 426 toneladas haviam sido retiradas das margens de outro trecho de cerca de seis quilômetros.

Para onde vai o lixo?

Em Palmas, resíduos de construção civil (seja de grandes ou pequenas obras) devem ser direcionados a contêineres de ferro fornecidos por empresas credenciadas como Disque-Entulho. Essas empresas direcionam todo resíduo para área licenciada no Município para destinação de todo residual da construção civil. O construtor ou morador que contratar o serviço deve exigir nota fiscal e cópia da guia de transporte, documento que certifica a destinação final correta dos restos de obra recolhidos.

Já o lixo doméstico, gerado por comércios e residências, é recolhido com regularidade por caminhões basculantes do serviço de coleta urbana, cujo itinerário por quadra ou região pode ser consultado aqui. Depois de recolhido, o lixo doméstico é direcionado ao Aterro Sanitário de Palmas, obra de engenharia que garante destinação adequada dos resíduos e tratamento de chorume, líquido gerado com a decomposição de matéria orgânica.

Sugestões e dúvidas sobre estes serviços podem ser feitas diretamente à Seisp pelo telefone (63) 3212-7426, das 13 às 19 horas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPM prende cinco homens por furto de gado e apreende caminhão gaiola, carro e celulares no sudeste do Tocantins
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa lança obras em cinco municípios do Bico do Papagaio e reforça criação da Fundação do Esporte