Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Justiça determinou na última semana a suspensão dos efeitos do decreto municipal de Araguaína que pôs fim à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em locais públicos e privados. A decisão liminar foi expedida após o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) ingressarem com ação civil pública, no dia último dia 17, contra o referido Município.

A ação teve como objeto a retomada da obrigação do uso de máscaras de proteção e prevenção contra o novo coronavírus, desobrigada pelo Decreto Municipal nº 082/2021, publicado em 04 de novembro de 2021.

Ausência de estudo científico

Conforme informado nos autos, a edição do Decreto Municipal não se embasou em estudos técnicos e evidências científicas para flexibilizar o uso das máscaras, nem criou um plano de ação para monitorar os resultados, caso as taxas de transmissão voltassem ou surgissem novas variantes.

Também não foi apresentado plano para a reestruturação clínica e hospitalar com vistas ao enfrentamento da Covid-19, considerando que o Município e a região já vivenciaram situação emergencial durante a pandemia.

Além disso, a promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro, da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, ressalta que não há ampla testagem no Município e que “a edição do Decreto Municipal afronta a Lei Federal e Decreto Estadual, que estabelecem a obrigatoriedade do uso da máscara”, enfatiza.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVencedor do campeonato de pequi em Gurupi roeu 66 frutos em 15 minutos
Próximo artigoJustiça determina inelegibilidade do governador afastado Mauro Carlesse e cassa os diplomas de Josi Nunes e do vice