Prefeitura realiza formatura da Guarda Municipal de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína oficializou nesta sexta-feira, 18, a formatura dos alunos do curso de formação da Guarda Municipal (GMA).  A cerimônia realizada na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, no Setor Lago Azul 4, teve público reduzido devido às medidas de distanciamento da pandemia, permitindo apenas a presença dos padrinhos dos formandos.

Durante o evento, os alunos formandos fizeram demonstrações táticas, simulando uma situação real de abordagem e o juramento oficial de compromisso ao serviço de guarda municipal. O curso de formação da GMA teve início no dia 18 de setembro de 2020, com 732 horas de duração, sendo 90 dias de curso em período integral, incluindo finais de semana e feriados.

A aluna formanda Isabella Arruda, de 22 anos, foi a primeira da turma, atingindo a maior pontuação entre os colegas durante o curso. Ingressando em seu primeiro concurso público, diz estar ansiosa para poder colocar todo o treinamento em prática e contribuir com o serviço à comunidade.

“Nós temos a preocupação de mostrar à comunidade araguainense que estamos preparados para atuar de maneira legal e segura na segurança pública da cidade e esperamos que a população nos receba com a mesma alegria que estamos depositando neste trabalho”, disse a formanda.

Um momento também muito emocionante para os familiares presentes. Aurélio Machado, pai do formando Matheus Machado, que alcançou o primeiro lugar no curso de tiro, diz que está orgulhoso pela conquista do filho.

“Eu vejo o esforço do meu filho desde criança para alcançar os objetivos dele, surgiu esta grande oportunidade de ser um dos primeiros profissionais da segurança pública da nossa cidade e ele aproveitou a chance, estou muito orgulhoso”, disse o pai.

Trabalho integrado

Toda a preparação dos alunos teve a colaboração de instituições de diversas áreas da segurança pública e de trânsito, como a Polícia Militar do Estado do Tocantins, Polícia Civil, Guarda Metropolitana de Palmas, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviárias Federal, Polícia Federal, ASTT e SAMU.

“A formatura da Guarda Municipal representa um marco na cidade de Araguaína, o sonho do prefeito Ronaldo Dimas de dar mais segurança à sociedade e trazer mais empreendimentos para a cidade. A segurança pública necessita de um profissional qualificado, que saiba a forma correta de proteger a comunidade, a maneira de realizar uma abordagem com segurança e hoje nós podemos dizer que temos esses profissionais capacitados para o trabalho”, anunciou o comandante da Guarda Municipal de Araguaína, Major Sebastião Lima.

As disciplinas ministradas durante o curso vão desde legislação, curso de armamento, técnicas de tiro, abordagem operacional, até sobrevivência em campo que totalizam 47 disciplinas. Os 40 integrantes foram aprovados em todo o treinamento e agora são considerados aptos a fazerem parte da força de segurança armada do Município, atuando de forma integrada com as polícias e Corpo de Bombeiros a partir de 2021. (Felipe Maranhão)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCâmara de Araguaína aprova projeto que reestrutura secretarias
Próximo artigoÁrvores de 6 metros são atrações de Natal em Araguaína