Prefeitura de Araguaína pretende aplicar mais R$ 735 milhões em 2021, LOA está na câmara para votação

O Projeto de Lei que reestrutura as secretarias da Prefeitura enviado para a Câmara de Vereadores de Araguaína foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares e prevê algumas mudanças. De acordo com o prefeito eleito Wagner Rodrigues, que assume a gestão no dia 1º de janeiro de 2021, o objetivo é otimizar a máquina administrativa.

“A intenção dessas mudanças é adequar os Órgãos da Administração Pública Municipal às necessidades da comunidade, otimizando a máquina administrativa de forma que possamos atingir um dos maiores princípios da Administração Pública consagrados pela nossa Constituição Federal, que é o princípio da eficiência”, disse Wagner.

Entre as mudanças está a criação da Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Lazer, que atualmente funciona de forma conjunta com a Secretaria da Educação. Entre os projetos que deverão ser encaminhados pela pasta no ano que vem, está a reforma do Espaço Cultural, transformando o local em um Teatro Municipal.

Mais tecnologia

O setor de tecnologia que atualmente funciona junto a Secretaria do Planejamento Urbano, passará a compor a Secretaria Municipal da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação. Para o secretário municipal da Fazenda, Fabiano Souza, esta mudança possibilitará maior modernização e eficiência ao serviço público.

“Atualmente a melhor estrutura de Tecnologia da Informação está na Secretaria da Fazenda, tanto em hardware quanto em software, como exemplo temos o sistema de gestão integrada, as notas fiscais eletrônicas (NFE) e o sistema de geolocalização e aerofotogrametria que atualmente já rodam na Fazenda e atendem ao município como um todo. Expandiremos essa gama de serviços ao município e aos araguainenses por meio de projetos transversais e parcerias com outras entidades públicas e privadas”, explicou o secretário.

Com a reestruturação, a nova gestão também pretende dar início à implantação de uma Usina Solar, projeto liderado pela Secretaria Municipal da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai atender todos os prédios públicos municipais, reduzindo o consumo de energia elétrica e consequentemente os custos da máquina pública, permitindo que essa economia seja revertida em melhores serviços ao cidadão araguainenese. (Felipe Maranhão)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCriminosos ligam em nome do Naturatins para empresário do Norte do Tocantins pedindo dinheiro para festa, órgão faz alerta  
Próximo artigoPrefeitura realiza formatura da Guarda Municipal de Araguaína