O Governador em exercício Wanderlei Barbosa autorizou na tarde desta quarta-feira, 3, repasse na ordem de R$ 3 milhões, oriundos do Tesouro Estadual, para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que serão utilizados na realização de cirurgias eletivas incluindo o pagamento de bonificação para os profissionais responsáveis por cada procedimento. Durante o ato, o Governo do Estado entregou três equipamentos de ultrassonografia aos municípios de Barrolândia, Cristalândia e Marianópolis.

A deputada estadual Valderez Castelo Branco prestigiou o evento ao lado das demais autoridades e agradeceu ao Governador pela atenção especial às cirurgias eletivas que se tornaram uma demanda crescente durante a pandemia da Covid-19. “Este recurso vem em boa hora, assim como os aparelhos de ultrassonografia, para atenderem a necessidade da nossa gente que não pode realizar os procedimentos cirúrgicos ou mesmo um exame por causa das medidas de combate contra o coronavírus”, declarou.

O Governador destacou ainda que a SES visitou todos os hospitais e conversou com os diretores. “Queremos essa integração para resolver essa demanda. Aquele que estiver com uma demanda menor, que possa ceder o espaço para que as cirurgias de pacientes de outras cidades possam ser realizadas. E vamos incentivar os profissionais para que mesmo no momento que estiverem de folga, se tiver condições físicas, possam fazer as cirurgias para esvaziarmos a fila”, destacou.

Cirurgias

A autorização do repasse de R$ 3 milhões para as cirurgias eletivas possibilitará a realização de 3.098 cirurgias até janeiro de 2022 nos hospitais estaduais, sendo 2.186 só no último trimestre de 2021. Quanto ao pagamento da premiação – PAGH Cirúrgico – serão priorizados 458 tipos de procedimentos entre cirurgia geral, ginecologia, urologia, pediátrica, cabeça e pescoço, cardiologia, otorrinolaringologia, aparelho digestivo, mastologia, bariátrica, neurologia, vascular e ortopedia.

Presenças

Também estavam presentes os diretores dos hospitais estaduais; o deputado estadual Nilton Franco; o Secretário de Saúde, Afonso Piva, o Secretário-Executivo Quesede Ayres e os prefeitos Adriano Ribeiro, de Barrolândia; e Isaias Piagem, de Marianópolis.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom apoio da bancada federal, governador Wanderlei Barbosa debate federalização de rodovias estaduais no Ministério da Infraestrutura
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa lança segunda etapa de vacinação contra febre aftosa em Araguaçu