Na segunda-feira, 1º, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em ação conjunta com instituições parceiras realizou a primeira blitz educativa simultânea em três regiões, Araguaína, Palmas e Gurupi, para sensibilização da população sobre as novas regras do período de defeso da Piracema no Estado. A estimativa é que cerca de 830 veículos foram abordados durante as blitzen.

“A nossa primeira ação da piracema 2021/2022 aconteceu de forma simultânea nas regiões norte, centro e sul do Estado, em caráter educativo, com entrega de material para conscientização da população, sobre a importância da proibição da pesca durante este período. A proibição se faz necessária porque durante o período de defeso, os peixes estão em rota migratória para a desova (reprodução) e isso os tornam mais vulnerável a captura”, destaca Cândido José Neto, gerente de fiscalização do Naturatins.

“A proibição tem o objetivo de garantir a renovação dos estoques pesqueiros e evitar a extinção de algumas espécies. É importante também que o cidadão não pratique a pesca, nesse período, para evitar multas, a perda do material e até mesmo problemas com a justiça. Foram abordados em média 830 veículos durante as blitzen”, reitera o gerente.

Além do Naturatins, em Palmas, a blitz contou com a Guarda Metropolitana Ambiental e a Guarda Metropolitana de Trânsito; em Araguaína, teve apoio de fiscais municipais e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRED); e em Gurupi, participaram os fiscais municipais e equipe do 4º Batalhão da Polícia Militar.

Piracema 2021/2022

O período de defeso da Piracema 2021/2022 do Tocantins tem novas regras e está fixado conforme a Portaria/Naturatins nº 171/2021, com vigência a partir do dia 1º de novembro de 2021 até o dia 28 de fevereiro de 2022.

Nesse intervalo, o documento proíbe o exercício da pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existente no Estado. Também permanecem vedados, o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de espécimes provenientes da pesca.

Contudo, a Portaria mantém liberados a despesca, o transporte e a comercialização das espécies provenientes de pisciculturas licenciadas pelos órgãos ambientais competentes. Outra novidade é a permissão para o exercício da pesca amadora esportiva na modalidade “Pesque e Solte”, com uso de anzol sem fisga e o porte da carteira de pesca amadora, emitida pelo Naturatins

Linha Verde

O Naturatins disponibiliza o canal Linha Verde para denúncia de crime ambiental, com atendimento de segunda a sexta-feira, durante expediente do serviço público estadual do Tocantins, por meio do telefone Linha Verde 0800 063 11 55, de mensagem no Linha Verde Zap (63) 99106-7787 e via internet, no Portal de Serviços do site do Instituto, através do Sigam, no Linha Verde – Denúncia.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSuspeito de tentar matar esposa em Palmeiras leva tiro ao avançar contra policiais com uma faca
Próximo artigoTocantins deve receber mais 52 mil doses da vacina Pfizer