Data: 23/11/2021. Local: Base da PM- Residencial Lago Sul I. Curso SEHAB, Encerramento do curso de Maquiador. Foto: Regiane Rocha.

“A maquiagem fez um diferencial na vida dessas alunas, principalmente na autoestima e autoconfiança delas”, relata a professora Isabela Cristina Dantas durante o encerramento do curso de Maquiagem Profissional às moradoras do Residencial Lago Sul I, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 23. A capacitação faz parte do trabalho técnico social desenvolvido pela Prefeitura de Palmas aos contemplados com unidade habitacional.

O que era um simples hobby para a aluna Ana Cristina, de 17 anos, o curso de maquiagem já começou a transformar a vida dela. Durante o curso, Ana conseguiu uma vaga como recepcionista em um salão de beleza no centro de Palmas, e já sonha alto. “Eu já gostava de maquiar as amigas, sou designer de sobrancelhas e quero logo trabalhar na área”, revela.

O curso também teve um papel importante para melhorar a autoestima de Lucimar Alves Rocha, 36 anos, que trabalha no ramo de eventos e sempre que ia se apresentar precisava pagar em torno de R$ 150 para alguém maquiá-la. “Eu vim para o curso para aprender fazer em mim mesma, mas agora a expectativa mudou, despertou em mim a vontade de fazer disso uma fonte de renda”. A professora Isabela conta que Lucimar está mais confiante consigo mesma após o curso.

Para a diretora de projetos sociais, Helena Barbosa dos Santos, mais do que entregar casas às famílias, o programa habitacional desenvolvido pela Prefeitura de Palmas tem também como foco fomentar ações que ajudem esses moradores a se estabelecerem de forma digna em seus novos lares. “Os alunos que mais se destacarem nesses cursos podem vir a ser inseridos no mercado de trabalho, por meio de uma parceria que temos com o Senai.”

 Encerramento do curso de Maquiador. Professora Isabela Cristina. (de blusa rosa) e Lucimar Alves. Foto: Regiane Rocha.

Kit básico

Cada aluna recebe um kit básico para sair do curso já pronta para começar a trabalhar. O kit contém pincéis, produtos de limpeza e preparo da pele, base, corretivo, sombras, batons e pó compacto. Para a instrutora o segredo é não ter medo, se arriscar praticando sempre e continuar se capacitando.

O projeto social

Com a parceria da Caixa Econômica Federal, ao todo, o projeto de trabalho técnico social contemplará 180 ações, que atenderão 21.709 pessoas. Antes da escolha dos cursos para cada empreendimento, foi feito um diagnóstico social que apontou as principais demandas profissionalizantes, tendo como foco também a demanda de profissionais do mercado de trabalho em Palmas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEx-prefeito e servidor efetivo da rede estadual, Fábio Vaz é o novo secretário executivo da Educação, Juventude e Esportes
Próximo artigoPrefeita Cinthia Ribeiro amplia prazo e reduz taxas de juros e multas para empréstimos pelo Banco do Povo