Em Araguaína, parceria da BRK Ambiental garante renda para costureiras e auxilia na prevenção ao coronavírus

Para contribuir com a prevenção ao coronavírus e oferecer oportunidade de geração de renda para mulheres durante a pandemia, uma parceria da BRK Ambiental com a Fundação Vale e a Rede Asta viabilizou o projeto Máscara + Renda na cidade de Araguaína. A ação já conta com a participação de mais de mil costureiras e artesãs de diversas regiões do Brasil, sendo 30 de Araguaína, no norte do Tocantins. O objetivo é auxiliar para que sejam produzidas máscaras de prevenção ao coronavírus, que posteriormente serão doadas para a comunidade.

Em Araguaína, a ação teve início em setembro com a seleção das participantes, que foram instruídas e estão recebendo em suas casas uma caixa com materiais para a produção das máscaras. Reuniões mensais ocorrem para o acompanhamento desses trabalhos. A parceria proporciona uma remuneração de R$ 900,00 mensais para cada participante. Serão produzidas 45 mil máscaras em Araguaína que, começarão a ser distribuídas em breve.

Até o final do projeto, considerando todas as frentes de trabalho, espera-se que mais de três milhões de máscaras sejam produzidas e doadas para organizações sociais de todo Brasil. As entidades são sugeridas pelas próprias costureiras. O objetivo é realizar a distribuição desses itens para aqueles que mais precisam, incentivando o uso de máscaras e disseminando a cultura de prevenção nas comunidades.

Maria Ivanilde é artesã e reside em Araguaína desde criança. Ela conta que está muito contente por fazer parte desse projeto. “Sempre gostei de desenhar panos de prato, fazer bonecas e sempre tive interesse por cursos de costura. Esse projeto é muito bom pra nós, artesãs e costureiras. Além do aprendizado, também nos ajuda financeiramente para que possamos apoiar, por meio do nosso trabalho, aquelas pessoas que mais precisam de uma máscara”, conta Maria Ivanilde.

O engenheiro da BRK Ambiental em Araguaína, Pedro Gobbo, conta que essa é uma parceria importante. “No contexto de pandemia, a empresa tem atuado para ajudar na prevenção e até mesmo no tratamento das vítimas do coronavírus. Já realizamos desde doações a hospitais do Tocantins até o apoio em projetos importantes como esse. Garantir saúde é um dos compromissos da BRK Ambiental nas regiões em que atua, seja através da água tratada e do saneamento de qualidade, ou do apoio a projetos e iniciativas sociais”, diz Pedro.

A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro para as comunidades. A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, atua em 47 cidades de norte ao sul do Tocantins. A Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde e geração de renda, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça manda retornar diretores exonerados com finalidade eleitoral por Dimas  
Próximo artigoSegurança Pública do TO apresenta instalações do Gabinete de Monitoramento das eleições 2020 a membros do Judiciário e TRE