Em Araguaína, parceria da BRK Ambiental garante renda para costureiras e auxilia na prevenção ao coronavírus

Para contribuir com a prevenção ao coronavírus e oferecer oportunidade de geração de renda para mulheres durante a pandemia, uma parceria da BRK Ambiental com a Fundação Vale e a Rede Asta viabilizou o projeto Máscara + Renda na cidade de Araguaína. A ação já conta com a participação de mais de mil costureiras e artesãs de diversas regiões do Brasil, sendo 30 de Araguaína, no norte do Tocantins. O objetivo é auxiliar para que sejam produzidas máscaras de prevenção ao coronavírus, que posteriormente serão doadas para a comunidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Araguaína, a ação teve início em setembro com a seleção das participantes, que foram instruídas e estão recebendo em suas casas uma caixa com materiais para a produção das máscaras. Reuniões mensais ocorrem para o acompanhamento desses trabalhos. A parceria proporciona uma remuneração de R$ 900,00 mensais para cada participante. Serão produzidas 45 mil máscaras em Araguaína que, começarão a ser distribuídas em breve.

Até o final do projeto, considerando todas as frentes de trabalho, espera-se que mais de três milhões de máscaras sejam produzidas e doadas para organizações sociais de todo Brasil. As entidades são sugeridas pelas próprias costureiras. O objetivo é realizar a distribuição desses itens para aqueles que mais precisam, incentivando o uso de máscaras e disseminando a cultura de prevenção nas comunidades.

Maria Ivanilde é artesã e reside em Araguaína desde criança. Ela conta que está muito contente por fazer parte desse projeto. “Sempre gostei de desenhar panos de prato, fazer bonecas e sempre tive interesse por cursos de costura. Esse projeto é muito bom pra nós, artesãs e costureiras. Além do aprendizado, também nos ajuda financeiramente para que possamos apoiar, por meio do nosso trabalho, aquelas pessoas que mais precisam de uma máscara”, conta Maria Ivanilde.

O engenheiro da BRK Ambiental em Araguaína, Pedro Gobbo, conta que essa é uma parceria importante. “No contexto de pandemia, a empresa tem atuado para ajudar na prevenção e até mesmo no tratamento das vítimas do coronavírus. Já realizamos desde doações a hospitais do Tocantins até o apoio em projetos importantes como esse. Garantir saúde é um dos compromissos da BRK Ambiental nas regiões em que atua, seja através da água tratada e do saneamento de qualidade, ou do apoio a projetos e iniciativas sociais”, diz Pedro.

A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro para as comunidades. A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, atua em 47 cidades de norte ao sul do Tocantins. A Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde e geração de renda, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale.

Comentários do Facebook