Caso raro: vaca dá à luz gêmeos de sexos diferentes no Tocantins

Um caso raro tem chamado a atenção dos moradores de Chapada de Areia, na região oeste do Tocantins. Uma fazenda na zona rural registrou o nascimento de bezerros gêmeos, de sexos diferentes. A probabilidade de uma gestação assim acontecer em bovinos é baixa. A cada 200 ou 300 gestações, uma pode dar origem a dois filhotes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os bezerros viraram a atração da fazenda Três Corações, de propriedade do produtor rural Alcides Alves Teixeira. Ele disse que em 27 anos, nunca havia acontecido o nascimento de gêmeos no local.

“É a primeira vez que a vaca pare gêmeos, é um casalzinho. É uma vaca de leite muito mansa e nós não estamos nem tirando leite dela para criar os filhotes bem criados”, disse ele.

Ele conta que a vaca, conhecida como Mocinha, é muito mansa e ama carinho, mesmo com os filhotes por perto. Já os bezerros são um pouco mais ariscos. Eles já completaram dois meses de vida e passam o dia mamando.

O veterinário Márcio Gianodroli explica que esse tipo de gestação precisa de mais atenção porque pode colocar os animais em risco.

“Não é desejada a gestação de sexos diferentes porque pode acontecer uma síndrome chamada freemartinismo, quando há troca de hormônios e substâncias durante a gestação entre indivíduos de sexos opostos”. (Com: G1)

Comentários do Facebook