Com o intuito de valorizar o empoderamento feminino o Ministério Público do Tocantins (MPTO) lançou na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A proposta é uma iniciativa do Núcleo Maria da Penha e visa alertar a população as formas de combater toda violência contra as mulheres.

“Este ano o Ministério Público ampliou a campanha, trazendo membros da sociedade civil para contribuir ativamente com a iniciativa. Não podemos aceitar que ainda tenhamos que conviver com mulheres que sofrem agressões diárias dentro da própria casa. É preciso chamar atenção para este tema e os 16 dias de ativismo tem este propósito”, comentou a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira.

A subprocuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, também destacou a importância do Dia da Consciência Negra marcar o início da campanha. “As mulheres negras são vítimas tanto do preconceito de raça quanto de gênero. Porém, nós, mulheres conseguimos, com muita luta, sair do casulo da vida doméstica, triplicamos nossa jornada de trabalho e, com determinação, vamos ocupando nosso espaço de direito na sociedade e no mercado de trabalho”.

A solenidade de lançamento contou com uma edição especial da Feira das Manas, um grupo formado exclusivamente por mulheres empreendedoras que comercializam seus produtos, gerando renda e fortalecendo a independência financeira. “Nós trabalhamos o empoderamento feminino através da economia solidária e do companheirismo das feirantes. Foi importantíssimo o convite do Ministério Público para que nós possamos estar juntas, trabalhando em prol da diminuição dos números de violência tão absurdos que vivemos hoje em dia”, disse Luciana Zanotelli, uma das organizadoras da Feira das Manas.

A representante do Movimento por um Mundo Melhor (UPMM), Júlia Rabelo, apresentou um poema de sua autoria, que ressaltou as agressões sofridas por mulheres e a importância do empoderamento feminino como pilar de uma sociedade mais justa.

A solenidade contou com a participação da chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Cynthia Assis de Paula, do presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Luciano Casaroti, além de servidores e membros do Ministério Público do Tocantins.

Campanha

Os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) aderiu à campanha pelo segundo ano consecutivo.

Até o dia 10 de dezembro, a instituição divulgará em suas redes sociais (perfil @MPETocantins no facebook, twitter e instagram) mensagens diárias que visam contribuir para a desconstrução de uma cultura histórica de domínio e opressão e conscientizar para uma convivência harmônica entre homens e mulheres. Além da mobilização por meio das redes sociais, a sede do MPE também iluminou-se de laranja, cor característica dos 16 dias de ativismo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMoisemar apresenta projeto que institui Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental
Próximo artigoSisepe cobra segurança para os servidores do Sine de Araguaína