Com objetivo de incentivar a pecuária leiteira em Tocantins, o deputado federal César Halum (PRB-TO), articulou junto ao ministro da Agricultura, Neri Geller, a liberação de 45 tanques de resfriamento de leite para atender os pequenos produtores de leite de Araguaína (Vallecoop), Guaraí (Coopag), Paraíso (Coopernorte) e regiões vizinhas a estes municípios.

César Halum, explica que os tanques são equipamento que têm a finalidade de retirar o calor contido no leite, baixando a temperatura ao nível no qual a proliferação de bactérias se torna quase zero.  “A qualidade satisfaz as exigências e todas as normas internacionais são cumpridas, evitando prejuízos aos produtores”, disse.

Halum ressalta que já foram entregues 32 tanques às cooperativas com capacidade de armazenamento de mil litros e que foram instalados em comodato com um produtor de cada comunidade e este será o responsável pelo equipamento, porém todos demais produtores poderão utiliza-lo. “Nosso objetivo é aumentar a produção, valorizar o produto, melhorar a qualidade do leite produzido e assim gerar mais lucro para a classe produtora”.

Com expectativa de crescimento de 5% na produção de leite para 2015, o Tocantins tem se mostrado um Estado promissor no cenário nacional. Os dados revelam que de 2013 para 2014 já houve crescimento, sendo que em 2013 foram produzidos mais de 269 milhões de litros de leite e até o mês de outubro de 2014 os números chegaram à casa de 280 milhões. A cidade do Tocantins com maior produção de leite é Nova Olinda, que leva o titulo de “Capital do Leite”, projeto de autoria de César Halum ainda como deputado estadual.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAderson Marinho (Buxim) é Eleito novo Presidente da Câmara de Vereadores de Tocantinópolis
Próximo artigoPolícia Civil autua mulher suspeita de tráfico de drogas em Guaraí