Wanderlei Barbosa/Foto: José Guilherme

Na noite desta quarta-feira, 20, o Diário Oficial do Tocantins trouxe a publicação do Termo de Assunção da Chefia do Poder Executivo, que coloca Wanderlei Barbosa (Sem partido) no comando do Governo do Tocantins. Ele deve cumprir a função enquanto durar o afastamento de Mauro Carlesse (PSL) do cargo, determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O termo foi assinado pelo próprio Wanderlei e pelo secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins, Rolf Vidal, que foi responsável por lavrar o documento. A posse foi ainda durante a manhã, em um evento reservado na sede da Procuradoria-Geral do Estado. O deputado Antônio Andrade (PSL), que é presidente da Assembleia Legislativa, é que deu posse a Wanderlei.

Wanderlei Barbosa

Wanderlei tem 57 anos e é natural de Porto Nacional Tocantins. Começou a carreira política em 1989, quando se elegeu vereador pelo município. Em 1996 migrou para a capital e se elegeu vereador por Palmas, cargo que ocupou por vários mandatos sucessivos até 2010, chegando a presidir a câmara municipal durante quatro anos.

Em 2010 se elegeu para o primeiro de dois mandatos como deputado estadual. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora. A disputa foi convocada por causa da cassação de Marcelo Miranda e Claudia Lelis dos cargos de governador e vice.

Wanderlei é casado com Blandina Vieira Leite Castro e pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite. Ele também é filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas, quando a cidade foi fundada em 1989.

Um dos filhos do governador em exercício, Rérison Antonio, foi nomeado presidente da Agência de Metrologia do Tocantins em 2019 e segue ocupando o cargo.

Ao longo de todos esses anos, Wanderlei Barbosa trabalhou em sintonia com prefeitos, vereadores, deputados e sempre recebendo e encaminhando demandas de líderes e da sociedade, além de ter representado o governo do Tocantins em várias agendas pelo Brasil.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem que matou a ex com 54 golpes de canivete por não aceitar fim da relação amorosa é condenado a 20 anos de prisão no Norte
Próximo artigoPesquisa divulgada pela chapa “OAB Independente” é questionada e referenda pedido de impugnação contra Pitaluga