A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Miyuki Hyashida, está em Belém (PA), onde tem ampla agenda de reuniões e eventos com representantes dos estados da Amazônia Legal. Os compromissos da secretária incluem o Fórum Mundial de Bioeconomia (World BioEconomyForum), evento internacional que reúne lideranças de vários países para compartilhar ideias que direcionem políticas públicas de fomento da bioeconomia, e reuniões do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e do Fórum de Secretários da Amazônia Legal.

Ainda nesta segunda-feira, 18, a secretária acompanhou o vice-governador Wanderlei Barbosa, representando o Governo do Tocantins,   na abertura do Fórum Mundial de Bioeconomia, no painel BioSummit Amazônia 2021 e no 24° Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

Na manhã desta terça-feira, 19, a titular da Semarh participou da oficina de planejamento do Plano Integrado de Prevenção e Controle do Desmatamento, Incêndios e Queimadas da Amazônia Legal – 2021/2022. Na ocasião foi realizada a apresentação e discussão com os secretários de meio ambiente da Amazônia Legal em torno da construção do Plano.

Em sua fala, Miyuki Hyashida destacou iniciativas do Governo do Tocantins, por meio da Semarh, como a elaboração do Plano de Prevenção e Combate aos Desmatamentos e Incêndios Florestais do Estado do Tocantins (PPCDIF), que tem a meta de reduzir 100% do desmatamento ilegal até o ano de 2025, e o projeto Foco no Fogo, que tem trazido resultados positivos.

“Nós trabalhamos de forma integrada, a secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em conjunto com outras pastas do Estado, a iniciativa privada e os produtores rurais, em programas como o Foco no Fogo, de educação ambiental. Foram mais de 4 mil propriedades rurais visitadas nos municípios que mais queimaram. E as estatísticas do INPE mostram uma queda significativa de 12% dos focos de incêndio e a redução da área queimada de 34%. Então esse trabalho conjunto traz resultados”, ressaltou a secretária.

Na sequência da programação, o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal segue tratando das experiências dos estados amazônicos na construção de planos de Prevenção e Controle do Desmatamento, Incêndios e Queimadas nesta quarta-feira, 20. Além disso, o Fórum de Secretários da Amazônia Legal debate temas como a Bioeconomia para o desenvolvimento regional e a preparação dos estados amazônicos para participação na COP26, que acontece em Glasgow (Escócia), no próximo mês, entre outros.

Os secretários reúnem-se também na quinta-feira para compartilhar conhecimento sobre bioeconomia e mercado de carbono de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal-REDD+, com participação do GCF (Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas).

Fórum Mundial de Bioeconomia

Esta é a primeira vez que o Fórum Mundial de Bioeconomia acontece fora da sua cidade de origem, Ruka, na Finlândia. A realização na Amazônia coloca em debate a diversidade de recursos naturais da região e a intenção de criar produtos e serviços mais sustentáveis. Segundo o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a bioeconomia movimenta cerca de 326 bilhões de dólares por ano no Brasil.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDois jovens morrem em acidente de moto entre Angico e Ananás
Próximo artigoCrianças menores de sete anos têm direito ao passe livre no transporte coletivo da Capital