Morreu na tarde desta terça-feira, 22, em Brasília, o desembargador aposentado, José Maria das Neves. Foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003, exerceu  os cargos de Corregedor-Geral da Justiça do Estado e Vice-Presidente/Corregedor do TRE-TO e também esteve no comando do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Autoridades lamentam

Lamento profundamente o falecimento, aos 79 anos, do desembargador aposentado José Maria das Neves ocorrido nesta terça-feira, 22, em Brasília.
Pioneiro do Estado, o Desembargador foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, deixa seu exemplo de homem público, com sua vida dedicada à magistratura e à Justiça. Estendemos à família e amigos nossos votos de pesar. Que Deus conforte e dê forças neste momento tão doloroso.

Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins

______________________________

É com grande pesar que lamento o falecimento do desembargador aposentado, José Maria das Neves, ocorrido nesta última terça-feira, 22, em Brasília.

Desembargador pioneiro do Estado do Tocantins, Dr. José Maria da Neves, dedicou décadas de trabalho árduo à magistratura e à Justiça tocantinense. Seu legado será lembrado com respeito, admiração e valor.

À família, rogo a Deus que conforte o coração de seus familiares, bem como de todos os amigos e profissionais que compartilham a dor desta perda inestimável. Meus mais sinceros pêsames.

Osires Damaso

Deputado Federal 

_______________________________

Nota de Pesar – José Maria das Neves

É com respeito e profundo sentimento de pesar que membros e servidores do Ministério Público do Tocantins se solidarizam com os familiares do desembargador aposentado José Maria das Neves, que faleceu nesta terça-feira, 22, em Brasília, em decorrência de embolia pulmonar.

Pai do promotor de Justiça Adriano Neves e sogro da servidora Patrícia Grimm, José Maria das Neves era natural de Tupaciguara (MG). Iniciou sua carreira na magistratura em 1981, em Goiás, quando foi nomeado Juiz na Comarca de Paranã. Em 1989 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), Corregedor-Geral de Justiça e Vice-Presidente/Corregedor do TRE-TO. No período de 1993 a 1995, José Maria assumiu a presidência do TJTO.

MPE

_________________________

Recebi com tristeza a informação do falecimento do desembargador aposentado José Maria das Neves, ocorrido nesta terça-feira, 22.

Membro histórico do Tribunal de Justiça do Tocantins, o desembargador José Maria das Neves deixa um legado exemplar e ensinamentos jurídicos que serão seguidos por gerações.

Neste momento de extrema consternação, rogo a Deus em minhas orações que conforte os corações dos familiares e amigos.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins

E com  profunda  tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Desembargador aposentado, José Maria das Neves, ocorrido na tarde desta terça feira,22, em Brasília. Jurista honrado nos deixa um legado de referência em todas as atividades exercidas em favor da consolidação da justiça no Estado do Tocantins.

Dentre suas contribuições ao Estado,  o desembargador aposentado foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003, exerceu  os cargos de Corregedor-Geral da Justiça do Estado e Vice-Presidente/Corregedor do TRE-TO e também esteve no comando do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Nesse momento de dor me solidarizo com a família rogando a Deus que  conforte o coração de todos.

Walter Nunes Viana Junior
Superintendente do Procon Tocantins

O Tocantins se entristece com a perda de uma das personalidades mais ilustres do Poder Judiciário, o desembargador aposentado Dr. José Maria das Neves. A imagem que tenho do Dr. José Maria é a de um homem ponderado que aplicava a filosofia do Direito com todo rigor ético e julgava com firmeza, serenidade e sabedoria.

Tenho certeza que sua lealdade à lei ficará como um grande legado ao próprio Tribunal de Justiça (TJ), nas pessoas que o sucederam seja na magistratura ou no quadro funcional daquele poder, junto aos operadores do Direito e de toda a classe jurídica do Estado.

Desembargador pioneiro, Dr. José Maria da Neves será reconhecido pela história pela sua visão de futuro e a forma arrojada com que dirigiu tanto o TJ quanto o Tribunal Regional Eleitoral (TER), dotando-os de tecnologia quando esse assunto ainda era incipiente no Estado em criação.

Nesse momento de dor e consternação pública, invoco a Deus para que o acolha e console seus familiares e amigos por tão triste perda.

Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas

Lamento profundamente o falecimento do desembargador José Maria das Neves, ocorrido nesta terça – feira 22, em Brasília – DF.

Pioneiro no Tocantins, foi nomeado desembargador do TJTO pelo decreto nº 54, de 5 janeiro de 1989 e foi o primeiro presidente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO).

O Desembargador José Maria das Neves deixa seu exemplo de homem público, com sua vida dedicada à magistratura e à Justiça.

Estendemos à família nossos votos de pesar.

Nilton Franco
Presidente do MDB Tocantins e Deputado Estadual

Manifesto meus sentimentos de pesar pelo falecimento do desembargador José Maria das Neves. A magistratura tocantinense muito deve ao trabalho deste homem, que veio do estado Goiás, com divisão e criação do Tocantins, quando ainda era juiz de direito, optando pelo Tocantins para prestar seus relevantes serviços no Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TER-TO).

José Maria deixa uma contribuição imensurável para o poder judiciário tocantinense, destacando-se pela implantação da informatização dos processos judiciais no âmbito do judiciário, colaborando assim, para o fortalecimento da magistratura no Estado, dentre tantos outros benefícios.

Neste momento de dor e consternação, solidarizo-me aos seus familiares e amigos. Descanse em paz, José Maria das Neves.

Valdemar Júnior
Deputado Estadual

A Associação dos Auditores Fiscais do Estado do Tocantins – AUDIFISCO e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins – SINDARE, por seu presidente e demais filiados, lamentam o falecimento do desembargador aposentado Dr. José Maria das Neves, que deixa um legado de serviços prestados ao judiciário e ao estado do Tocantins, como um todo, externam votos de conforto, resignação e solidariedade a toda os familiares e amigos.

Que Deus Pai em sua infinita bondade o receba na morada eterna!
Jorge Couto
Presidente da AUDIFISCO e do SINDARE
Comentários do Facebook
Artigo anteriorMoisemar solicita a inclusão do Dia da Igreja Internacional no calendário municipal de Palmas
Próximo artigoPolícia Federal desarticula quadrilha de roubo a Correios no Norte do Tocantins