Pacientes, devidamente regulados pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que aguardavam por procedimentos eletivos, foram atendidos no Mutirão de Cirurgia do Aparelho Digestivo conhecido como “Corujão da CAD”, realizado na noite do sábado, 12, no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação faz parte da estratégia do Opera Tocantins, criada pela Lei Nº 3.369/2018, a qual busca dá agilidade na realização das cirurgias eletivas em todo o Estado.

No total, 20 pacientes foram atendidos com procedimentos de colecistectomias (retirada cirúrgica da vesícula biliar), videolaparoscópicas (feitas por meio de pequenas incisões no corpo), hérnias inguinais, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e hérnias femorais.

Uma equipe composta por 26 profissionais trabalharam dentro do PAGH-Cirúrgico, respaldado pelo Opera Tocantins, que contempla os trabalhadores que atuem na realização do procedimento cirúrgico eletivo em horários que não coincidam com o cumprimento de sua jornada ordinária ou extraordinária, podendo o profissional atuar aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana inclusive em período noturno e madrugada.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, a ideia é que o Corujão CAD seja realizado  duas vezes ao mês. “Nesta edição de outubro envolverá diversos profissionais qualificados na assistência ao paciente. A equipe conta com cinco cirurgiões, quatro residentes, dois enfermeiros, quatro instrumentadores cirúrgicos; além de equipe de apoio incluindo recepção, limpeza, maqueiros, entre outros. Nosso objetivo principal atender o maior número de pacientes em um curto período de tempo”, destacou.

De acordo com o cirurgião, coordenador do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HGP, Itágores Hoffman I “a ação conta com uma equipe especializada em busca de diminuir a demanda de pacientes que aguardam por este tipo de cirurgia e são usados equipamentos de laparoscopia, que causam menos incômodo no pós-operatório e garante uma recuperação mais rápida ao paciente”, declarou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDecisão judicial a favor do Sindessto obriga Estado a fornecer informações sobre repasses do Plansaúde
Próximo artigoEmbriagado, homem tenta matar esposa com golpes de faca em Araguaína e toca o terror na casa da vizinha