Secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva Ferreira
Órgãos de fiscalização pedem prisão do secretário
Órgãos de fiscalização pedem prisão do secretário

Devido ao reiterado descumprimento sentença judicial, referente à obrigação assumida pelo Estado em manter os hospitais vinculados à Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) abastecidos com medicamentos e insumos, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública requereram, nesta sexta-feira, 24, a prisão do secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva Ferreira. Também foi pedido à Justiça Federal que lhe seja aplicada multa no valor de R$ 100 mil.

O pedido de prisão tem como objetivo forçar o Estado a abastecer os hospitais da rede pública. Para tanto, o secretário deve ser mantido sob prisão até que se regularize o fornecimento dos medicamentos e insumos. Se deferido o pedido de prisão, o Estado terá 48 horas para nomear um substituto, segundo foi pedido à Justiça.

A sentença judicial, proferida pela juíza da 1ª Vara da Justiça Federal do Estado do Tocantins, determina a regularização no abastecimento e resulta de um acordo firmado entre os três órgãos de fiscalização e a Secretaria Estadual da Saúde, em 19 de novembro de 2013, durante audiência de conciliação referente à Ação Civil Pública nº 0006650-45.2013.4.01.4300.

Ao longo de 11 meses, decorridos desde que foi proferida a sentença, MPF, MPE e Defensoria Pública têm realizado vistorias periódicas nos hospitais públicos, sobretudo no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP), constatando-se sempre o desabastecimento. A Justiça Federal reconheceu o não cumprimento da sentença e impôs, como penalidade, multa de aproximadamente R$ 1 milhão ao Estado – que não foi paga pela administração pública.

Os representantes do MPF, MPE e Defensoria explicaram que estão tentando prevenir maiores prejuízos, que podem ocorrer no período de transição de governo e de recesso judiciário. Isso porque o Estado teria anunciado o cancelamento da compra de insumos, o que pode afetar as ações de saúde pública – em especial, a realização de cirurgias. Em Palmas e Araguaína, 110 pacientes aguardam para ser operados.

Responsabilização criminal

Na entrevista coletiva, que contou com o Procurador da República Fernando Antônio Alves de Oliveira Júnior, a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery e o Defensor Público Arthur Luiz Pádua Marques, foi definido que os órgãos de controle irão fomentar ações criminais contra os agentes públicos que, em razão da falta de medicamentos, contribuírem para a ocorrência de mortes e exporem a vida e a saúde de pacientes a perigo iminente. A intenção é responsabilizar os agentes públicos em todos os âmbitos da Justiça.

No último dia 16, foram identificados 26 pacientes da Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e infantil e 18 pacientes da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) que estavam com tratamento comprometido pela falta dos medicamentos.

Repasses

Durante a entrevista coletiva, a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery contou que esteve em reunião com o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Leonardo Cintra, e com o prefeito de Miranorte, Frederico Henrique de Melo, que relataram irregularidades por parte do Governo do Estado. Este estaria retendo os repasses da União destinados às cidades tocantinenses e deixando de transferir aos municípios a contrapartida que lhe cabe na manutenção das ações de saúde básica e de outros serviços.

Secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva Ferreira
Secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva Ferreira
Comentários do Facebook
Artigo anteriorSegurança Pública promove palestra de conscientização contra as drogas
Próximo artigoEm comemoração ao Dia do Servidor Público, governo decreta ponto facultativo o dia 31