O deputado federal pelo Tocantins Eduardo Gomes (PSDB), que está licenciado do cargo, e ocupa o Cargo de Secretário de Esportes, é apontado como o intermediador de um possível encontro entre o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), e o doleiro de origem libanesa Fayed Antoine Troboulsi, preso na Operação Miqueias deflagrada pela Polícia Federal na última quinta-feira (26).

Fayed é acusado de chefiar uma organização criminosa para fraudar fundos de pensão municipais e utilizava mulheres bonitas para seduzir políticos a aderirem ao esquema.

Segundo uma Medida Cautelar Criminal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Eduardo Gomes intermediou um encontro entre o prefeito de Araguaína, na época recém-eleito, com Fayed, nos dias 14 e 15 do mês de outubro de 2012, no escritório do doleiro em Brasília-DF.

Duas ligações interceptadas pela Policia Federal, com autorização da Justiça, que fazem parte do Inquérito Policial, mostram a tentativa da organização criminosa de seduzir Ronaldo Dimas à aderir ao esquema de fraude em fundos de pensões municipais.

Consta no Inquérito a transcrição do diálogo em um telefonema no dia 15 de outubro entre o doleiro Fayed e uma funcionária de seu escritório (Cíntia), às 7h26min, no qual ele pergunta se ela pode receber o prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas.

Conversas

Ao falar com Cintia, Fayed diz:

– Deixa eu te perguntar uma coisa: Mas fique a vontade para responder. Você pode receber o prefeito de Araguaína, porque estou indo para o aeroporto?

Ela pergunta: Aonde?

Ele responde: Se eu puder, vou remarcar com ele amanhã. Ele Dimas está no apartamento do Eduardo, lá na 302 Norte.

O encontro, intermediado por Eduardo, foi adiado para o dia 16.

No outro dia, segundo o Inquérito, às 5h55min, o doleiro liga para Eduardo Gomes e pede para levar Ronaldo Dimas até seu escritório.

Nesse trecho do diálogo interceptado pela PF, Gomes diz a Faeyd: Eu to chegando ai. É que o prefeito tá indo em outro carro. Ronaldo Dimas o nome dele. Mas to chegando ai, já. Fayed responde: tá bom então. A ligação durou 22 segundos.

Em relação às transcrições de ligações, em que citam o nome do prefeito Ronaldo Dimas e outros políticos, o TRF1 enfatiza que “a apuração indica que as visitas tenham por propósito de oferecer aplicação financeira para os respectivos regimes próprios municipais.”

Objetivo do encontro

O objetivo era aliciar prefeitos recém-eleitos para aplicar na Invista e em troca de algumas vantagens ao gestores. O TRF1, ao se referir ao encontro de Ronaldo Dimas com o doleiro Fayed, enfatiza que “alguns diálogos sugerem essa cautela dos servidores públicos em conversar reservadamente com membros da organização criminosa. “A comissão ofertada para os prefeitos variam entre 2% e no máximo 3% do valor total das aplicações”.

Operação

Segundo o Estadão, a Operação Miqueias, deflagrada nesta quinta-feira, 19, pela Polícia Federal, desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 300 milhões num período de um ano e meio e causou prejuízos de R$ 50 milhões a fundos de pensão municipais.

A operação envolveu mais de 300 policiais que cumpriram 102 mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva, 22 de prisão temporária e 75 de busca e apreensão no Distrito Federal e nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Amazonas e Rondônia.

(Fonte: Fernando Almeida/Araguaina Noticias)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEncerram-se nesta terça as inscrições dos Jogos dos Servidores Públicos em Araguaína
Próximo artigoGoverno do TO exonerou e não recontratou a namorada de Zé Dirceu, motivo seria enxugamento da folha