Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Perigo: Água servida agride asfalto e traz riscos de doenças
    NORTE

    Perigo: Água servida agride asfalto e traz riscos de doenças

    Por Norte do Tocantins21 de outubro de 2013
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Despejo de água nas ruas
    Despejo de água nas ruas
    Despejo de água nas ruas

    Produtos químicos da água da lavagem de roupas e quintais reagem com o asfalto danificando a pavimentação. A água parada também acarreta em dengue e outras enfermidades

     Há anos, a água servida figura entre os principais agentes de desgaste do asfalto de Araguaína. A operação de recuperação das ruas promovida pela Prefeitura está sofrendo com este problema. Serviços são danificados e outros nem sequer podem começar por causa do despejo da água nas ruas. “Temos um cronograma de trabalho para a recuperação das vias. Mas as dificuldades por causa da água servida muitas vezes atrasaram estes prazos”, explica o secretário de Infraestrutura, Simão Moura Fé.

    E o prejuízo não é apenas para o poder público. “Quando um serviço é feito e depois desfeito pela água servida, as equipes precisam voltar para o local e refazer o trabalho. É dinheiro gasto desnecessariamente. Este é o dinheiro do contribuinte”, lembra o prefeito Ronaldo Dimas.

     Hábitos ruins

     Quando uma residência é construída sem um planejamento adequado, toda a água da lavagem de quintais, garagens e até da pia da cozinha e máquinas de lavar roupas é jogada na rua, trazendo inúmeros transtornos para vizinhos e para a cidade. A água despejada possui componentes químicos como sabões, óleos, detergentes e alvejantes, que entram em contato com o asfalto e danificam a pavimentação. “É importante lembrar que o asfalto é de origem orgânica (carbono) e por isso reage com os compostos dos produtos”, diz o secretário de Infraestrutura.

    Em outras situações, quando a água servida é despejada em regiões de declínio (descida), ela ganha mais força, penetra em algumas rachaduras sob o asfalto e arrasta a terra que serve como base para a pavimentação. O resultado disso é um terreno instável, sujeito a mais buracos. Esta água também escorre para as redes de águas pluviais e acaba contaminando córregos e rios da região.

     Risco de doenças

    Acumulada nas sarjetas, a água parada se transforma em criatório para o mosquito da dengue, além de contribuir para a proliferação de bactérias que, em contato com humanos, podem causar doenças como diarreia, cólera, leptospirose e até hepatite.(Leila Mel)

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPolícia cumpre mandado de prisão e apreende grande quantidade de drogas na região norte
    Próximo artigo José Geraldo prestigia eventos em Araguacema
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.