O curso de Doma Racional de equídeos e muares, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / FAET, senadora Kátia Abreu, teve início nesta segunda-feira, 16, na fazenda Estrela Dalva, integrante da extensão de base do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), a 3 km do município de Carmolândia.

São cinco dias de capacitação, com uma carga horária de 40 horas divididas em 8 horas. O processo de doma racional prevê aulas de monta já no 3º dia de capacitação, sendo que todos os animais, cedidos pela fazenda onde acontecem os treinos não são adestrados.

Com o curso, os praticantes vão aprender as técnicas da doma correta dos animais. Entre o conteúdo programado estão as características do cavalo, diferenças e habilidades entre doma racional e tradicional, além do manejo da higienização, escolha dos arreios e montaria.

O instrutor do SENAR, Jackson Sousa Lima, destacou a presença de uma mulher, Daniela Apoena Reinaldo, filha de um proprietário rural da região, entre os 13 participantes. Jackson acrescentou que todos os alunos trabalham em fazendas próximas da região e devem utilizar os conhecimentos adquiridos no trabalho diário no campo. O curso termina na próxima sexta-feira, 21.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHalum debateu com estudantes de Araguatins o mal que as drogas lícitas e ilícitas causam à sociedade
Próximo artigoEscola da rede municipal recebe peça teatral