Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Curso de Doma Racional mobiliza produtores rurais da região de Carmolândia
    NORTE

    Curso de Doma Racional mobiliza produtores rurais da região de Carmolândia

    Por Norte do Tocantins16 de setembro de 2013
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O curso de Doma Racional de equídeos e muares, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / FAET, senadora Kátia Abreu, teve início nesta segunda-feira, 16, na fazenda Estrela Dalva, integrante da extensão de base do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), a 3 km do município de Carmolândia.

    São cinco dias de capacitação, com uma carga horária de 40 horas divididas em 8 horas. O processo de doma racional prevê aulas de monta já no 3º dia de capacitação, sendo que todos os animais, cedidos pela fazenda onde acontecem os treinos não são adestrados.

    Com o curso, os praticantes vão aprender as técnicas da doma correta dos animais. Entre o conteúdo programado estão as características do cavalo, diferenças e habilidades entre doma racional e tradicional, além do manejo da higienização, escolha dos arreios e montaria.

    O instrutor do SENAR, Jackson Sousa Lima, destacou a presença de uma mulher, Daniela Apoena Reinaldo, filha de um proprietário rural da região, entre os 13 participantes. Jackson acrescentou que todos os alunos trabalham em fazendas próximas da região e devem utilizar os conhecimentos adquiridos no trabalho diário no campo. O curso termina na próxima sexta-feira, 21.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorHalum debateu com estudantes de Araguatins o mal que as drogas lícitas e ilícitas causam à sociedade
    Próximo artigo Escola da rede municipal recebe peça teatral
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.