audiencia em araguaina
audiencia em araguaina

Os trabalhos da Comissão de Segurança Pública presidida pelo deputado Sargento Aragão (PPS), teve início na noite desta quinta-feira, dia 05, nas dependências da Câmara Municipal de Araguaína. Esta é a segunda, das sete audiências que serão realizadas em todas as regionais do Estado do Tocantins visando levantar dados junto às comunidades que possam diminuir o índice de violência que ultimamente vem ocorrendo no Estado.

Na oportunidade, o Cel. Luiz Cláudio Gonçalves Benício, Comandante Geral da Polícia Militar reconheceu que o atual efetivo da PM é muito inferior às necessidades da sociedade tocantinense. “Tenho solicitado dos comandantes dos batalhões que criem alternativas para atender as ocorrências dentro do possível”, comentou. Segundo ele, o Estado do Tocantins necessita hoje de um efetivo de 7 mil e 980 policiais e hoje conta apenas com 3 mil e 980 homens.

O Comandante adiantou que está em fase final o concurso para mais 300 homens, já que o último foi realizado em 2005. Novas gestões estão em andamento junto ao governador para iniciar imediatamente outro processo de um novo concurso para efetivar mais 1000 soldados na corporação. “Nosso efetivo é velho. Vamos trabalhar junto ao Conselho Estadual de Segurança Pública, Defensoria e Ministério Público. Vou levar ao Governador, as sugestões apresentadas nas Audiências Públicas, para que possamos agilizar o processo e impedir o avanço da violência no Estado”, finalizou.

Por outro lado, a Defensora Criminal, Cristiane Japiassu sugeriu a ressocialização dos presos como alternativa para aliviar os custos da Segurança Pública. “Os presos precisam trabalhar. É necessário uma reforma no Código Penal. Cada preso custa mais de 2 salários mínimos aos cofres públicos que são alimentados com os impostos pagos pelos cidadãos”, pontuou.

Outro assunto levantado durante a Audiência da Segurança Pública em Araguaína foi a Educação. De acordo com o Promotor Criminal, Benedito Guedes, a educação é a base de tudo. “É aí que começa a formação do cidadão”. Entre vários assuntos apresentados durante o seu pronunciamento, ele adiantou que é preciso capacitar e dar estruturas de trabalho a delegados, peritos e agentes. Informou ainda que o crime organizado está instalado em Araguaína. “Aqui uma célula do Comando Vermelho está enraizado no presídio Barra da Grota. Tenho documentos que provam o que estou falando”, comentou.

Na ocasião, o delegado geral de Polícia Civil, José Herisson de Macedo rebateu a informação. “Eu desafio aqui, alguém que me aponte um único crime cometido neste Estado por Organizações Criminosas”, solicitou.

O deputado José Bonifácio (PR) cobrou um concurso imediato para a Polícia Civil. Já o deputado Zé Roberto (PT) lembrou que a maioria dos servidores públicos dos órgãos do Estado está concentrado na capital, inclusive policiais, delegados, defensores e peritos. Sugeriu a polícia na rua e investimento em inteligência. Em seu pronunciamento, o deputado Eli Borges (PMDB) afirmou que a impunidade é a cousa do aumento da violência. “Precisamos investir em tecnologia e na reformar do Código Civil. A maioridade penal precisa ser revista”, concluiu.

Os trabalhos da Comissão de Segurança Pública realizada em Araguaína foram encerrados pelo deputado Sargento Aragão, na madrugada desta sexta-feira, dia 06 de setembro. As sugestões colhidas nesta audiência farão parte do resumo final, que será discutido pelos membros da comissão e, após aprovado em plenário, será encaminhado ao Governo do Estado do Tocantins para as devidas providências. Além do presidente da Comissão, Sargento Aragão, participaram também da audiência pública os deputados, José Bonifácio, Josi Nunes, Zé Roberto e Eli Borges.

(Belmiro Gregório- de Araguaína).

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorÁguia de Marabá vence e avança da sexta posição à vice liderança da Série C em uma noite
Próximo artigoPrefeito e Vereadores abandonam Vila Falcão em Araguatins, comunidade continua sem água