Caravana da Juventude
Caravana da Juventude

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Superintendência de Juventude, realiza, entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro, mais uma ação da Caravana da Juventude nas Escolas. Neste período, diversos municípios da região do Bico do Papagaio recebem palestras de conscientização sobre as consequências do uso de drogas, do consumo excessivo do álcool, cuidados com a saúde, dentre outras.

O projeto, que envolve diversas pastas do Executivo e trabalha em parceria com os municípios e movimentos sociais, busca promover, por meio de políticas públicas, a cidadania entre os jovens tocantinenses, levar informação sobre questões relevantes e conscientizar os adolescentes sobre os cuidados com a saúde, despertar o interesse pela educação e benefícios sociais.

De acordo com Ricardo Ribeirinha, superintendente de Juventude, a Caravana mostra para os jovens que é possível aliar diversão a responsabilidade e consciência. “Nosso discurso é jovem, dinâmico e empolgante. Além dos alunos, conversamos com gestores, educadores, e conhecemos as necessidades do município para que possamos contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

As palestras são realizadas por uma equipe multifuncional com profissionais da saúde, como psicólogo e enfermeiro que abordam sobre os riscos e consequências físicas e mentais inerentes à vulnerabilidade social, que afetam, principalmente, os jovens. Com o Slogan #TONoEnem, a equipe ressalta ainda sobre a campanha da Seduc lançada para estudantes da 3ª série do ensino médio. Os critérios para adesão e benefícios do Programa ID Jovem, do Governo Federal, são esclarecidos nas ações da Caravana.

Municípios

Conforme o cronograma de ações, no dia 28 de agosto, às 9h30, a Caravana estará em Maurilândia, no Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira; às 15h30 em Itaguatins, no colégio estadual Olavo Bilac; em São Miguel, 19h, em São Miguel no Colégio São Miguel.

No dia 29 a Caravana passará às 9h30, em Sítio Novo, no Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior; às 15h30 em Axixá, no Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior; e às 19h, no Colégio Estadual Genésio Gomes, em Praia Norte. E no dia 30 de agosto, em Buriti, às 9h30 no Colégio Estadual Buriti; às 15h30, em Carrasco Bonito, no Colégio Estadual Cícero de Jesus; às 19h no Colégio Estadual Sampaio, em Sampaio.

Cachoeirinha recebe a Caravana da Juventude nas Escolas no dia 31 de agosto, às 9h30 no Colégio Estadual Raimundo Nonato Torres; às 15h30 a equipe estará em São Bento, no Colégio Estadual Irmão Figueiras, e às 19h em Araguatins, no Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem.

No dia 1º de setembro em Esperantina, às 9h30, no Colégio Estadual Joaquina Maria; às 15h30, em Sebastião, no Colégio Estadual Íris Oliveira; e o encerramento acontece em Augustinópolis às 19h no Colégio Estadual Manuel Vicente.  Nestes cinco dias de trabalho, a Caravana da Juventude levará políticas públicas e ações de conscientização em 12 municípios da Região Norte do Tocantins.

Paralelo a esta ação na Região do Bico do Papagaio, a equipe realiza as atividades no dia 28 de agosto, no Colégio Estadual Meira Matos, às 15h30, em Aparecida do Rio Negro; Fátima recebe a ação às 9h30, na Escola Estadual Conceição Brito;  o Centro de Ensino Médio Castro Alves receberá a Caravana da Juventude às 15h30, em Palmas; no dia 1º de setembro, a Caravana estará na Escola Estadual Silvério Dourado, às 9h30, em Santa Tereza.

Caravana da Juventude

A Caravana da Juventude já percorreu as cidades de Rio da Conceição, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Lagoa da Confusão, Pindorama e Guaraí. Nestes municípios, a equipe visitou escolas, falou com jovens, educadores, gestores municipais e profissionais responsáveis por desenvolver políticas públicas que contribuam para o crescimento pessoal e profissional de adolescentes e adultos.

Em julho, a equipe desempenhou ações de conscientização ecológica nas praias do Tocantins, beneficiando Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Paranã, Peixe, Araguacema e Palmas com mais de 10 mil pessoas impactadas com a Caravana da Juventude nas Praias.  Neste semestre, após um diagnóstico sobre a situação dos municípios, a equipe levará ações de políticas públicas a mais de 50 municípios e reservas indígenas.

Parceiros

Além da Seduc, o trabalho é desenvolvido com o apoio da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Polícia Militar, Meio Ambiente (Semarh), Saúde e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIncêndio em Pedro Afonso foi controlado, 30 cabeças de gado morreram
Próximo artigoComarca de Araguaína realiza Ciclo Restaurativo em colégio público