caseara
caseara
caseara

O primeiro médico a ser direcionado ao Estado do Tocantins é um brasileiro formado na Espanha que irá atuar no município de Caseara, a partir do dia 2 de setembro. Segundo o Ministério da Saúde, o Tocantins tem previsão para receber 23 médicos, sendo 19 formados no Brasil e outros quatro, no exterior.

De acordo com os números do Ministério da Saúde, os municípios tocantinenses com previsão de receber médicos neste primeiro momento são Palmas (7), o Distrito Sanitário Especial Indígena – Palmas (4), Araguaína (5), Conceição, Riachinho, São Salvador, Tocantínia, Caseara, Filaélfia e Santa Rosa (1 cada).

A chegada do reforço médico para as Unidades Básicas de Saúde nos municípios do interior do Tocantins será uma ajuda para desafogar a rede hospitalar do Estado. Os médicos do programa do governo federal devem seguir algumas orientações específicas do Ministério da Saúde, como não trabalhar fora das Unidades Básicas de Saúde para as quais eles forem designados.

Mais Médicos

Lançado pela presidente Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades. Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica.

No primeiro mês de seleção do Mais Médicos, 1.618 profissionais tiveram a inscrição homologada. Este grupo contempla 522 médicos formados fora do país – entre eles, 164 de nacionalidade brasileira.

 

(Philipe Bastos)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAssociação de Moradores do Setor Vila Aliança vai ao 2º Batalhão discutir segurança pública
Próximo artigoProjeto da FUNASA dá inicio a construção de aterro sanitário em Augustinópolis