O serviço beneficia por mês, 180 pacientes da capital com assistência humanizada - Foto: André Araújo-Governo do Tocantins

O Programa Melhor em Casa  completa 10 anos de atendimento em Palmas. Desde a sua implantação, em 05 de junho de 2014, com o Serviço de Atenção Domiciliar  (SAD), desenvolvido pelas equipes do Hospital Geral de Palmas (HGP), milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), já foram beneficiados com os cuidados, no conforto do lar.

“Atualmente,  são quase  180   pacientes de média e  alta complexidade, atendidos em seus domicílios.  Estes pacientes provavelmente estariam hospitalizados  se não estivessem em atendimento domiciliar.  Somente no ano  de 2023  foram  2.037 pacientes  atendidos pelo programa. Deste total, a grande maioria foi desospitalização e entre eles pacientes em uso de ventilação mecânica que provavelmente seriam moradores hospitalares”, afirmou a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Maria das Graças Vieira Rios.

Dados da coordenação do serviço apontam que somente em 2023 foram 46. 533 atendimentos  da equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas,  assistentes sociais,  farmacêuticos, psicólogos, odontólogos e nutricionistas. “Em nossa comemoração destes 10 anos, queremos divulgar o programa para que mais pessoas possam se beneficiar, pois esse é o objetivo do programa”, pontuou a coordenadora.

Dentre os diversos profissionais de saúde que se dedicam com afinco em prol do paciente está a médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, Marina Vieira Ruela, que atua no  serviço há quase dois anos e fala um pouco do  sentimento. “É gratificante atender os pacientes em seus lares pois percebemos a alegria deles quando retornam para junto de seus familiares. Estar no conforto de casa influencia no psicológico e ajuda no tratamento”.

Histórias de cuidado

Em 10 anos são muitas vidas transformadas, dentre elas a da Angélica Rocha, mãe de dois pacientes do programa. “Só tenho gratidão pelos profissionais do programa, pelo atendimento, carinho com meus filhos. Eu tenho um respeito e admiração por cada profissional da equipe, que nos abraçaram e acolheram  e continuam prestando assistência. Meu coração só tem gratidão pelo apoio e carinho que tem oferecido a nós todos da família”, declarou.

A esposa do paciente Nilo, Maria Edileia Neres Menezes Sacramento afirmou que, “O sentimento que eu tenho pelo EMAD e pelas suas equipes é gratidão. Eles cuidam muito bem, muito bem, são excelentes profissionais e cuidam muito bem do meu esposo. Médicos, enfermeiros, físicos, técnicos de enfermaria, todos, sem exceção alguma, são maravilhosos. Então, tudo que o meu esposo precisa, eles estão prontos para ajudar”.

O Programa

O Programa Melhor em Casa foi instituído com  intuito de levar atendimento  multidisciplinar às  pessoas com necessidade de reabilitação,  idosos com sintomas agudos pacientes  pós-cirúrgicos, ou seja, aqueles pacientes  que têm dificuldade de chegar até um serviço de saúde, estando  restrito ao lar ou ao leito. Ele evita internações hospitalares e  diminui também a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Dentre as diversas  patologias  dos usuários atendidos estão a neurológica, trauma raquimedular (TRM), alzheimer, doenças degenerativas, cirurgia vascular, cuidados paliativos, entre outras.

Importância dos familiares

Os familiares dos pacientes têm um papel fundamental durante o período de assistência oferecido pelo programa. Além de facilitar a recuperação, pela proximidade dos entes queridos, ficam responsáveis por alguns cuidados para garantir mais segurança e bem-estar ao usuário.

Acesso

Para que o paciente possa ser admitido no Serviço de Atenção Domiciliar, é necessário sua prévia concordância e de seu familiar ou de seu cuidador, com assinatura de termo de esclarecimento e responsabilidade, além da solicitação do médico que o assiste no hospital. Caso o usuário esteja em casa e necessite de acompanhamento, é necessário levar ao SAD a solicitação do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) da família que presta assistência ao paciente. Para outras informações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou ligar no telefone (63) 3218-1059.

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