Foto: Elisângela Silva/Ascom

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que os números dos desmatamentos no Tocantins são animadores e representam a seriedade com que o Governo Mauro Carlesse trata a questão ambiental no Estado. A citação foi feita nesta quarta-feira, 2, durante reunião por videoconferência do presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, vice-presidente da República Hamilton Mourão, com os governadores da Amazônia Legal.

“Os números no Tocantins são animadores no que diz respeito ao desmatamento e ao meio ambiente. Isso é resultado de uma política ambiental séria e comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a legalidade. Aqui acompanhamos de perto, por meio dos órgãos de controle como o Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins], para que não haja desmatamento ilegal e o governador Mauro Carlesse tem sido duro nesse aspecto para não permitir os desmatamentos ilegais”, frisou Wanderlei Barbosa, garantindo que o Tocantins vai participar de eventos mundiais sobre meio ambiente, como a Expo Dubai, apresentando projetos e proposituras importantes na área da sustentabilidade para o Tocantins e para o Brasil.

O vice-governador também informou que na próxima semana serão iniciados projetos para o combate aos incêndios em todo o território tocantinense. A iniciativa será realizada em conjunto com as forças de segurança, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Naturatins e as prefeituras. A ação visa minimizar os impactos causados à população em razão das queimadas, comuns nesta época do ano.

Os dados também foram citados por Hamilton Mourão e fazem parte da pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), realizada no período de janeiro a 31 de maio deste ano. De acordo com os dados apresentados pelo vice-presidente, os desmatamentos têm aumentado significativamente na Amazônia, no entanto, o Tocantins é um dos poucos estados com índices positivos. Já o estado do Pará é o líder de desmatamento na região.

Pauta

Durante a reunião, o vice-presidente Hamilton Mourão falou sobre a Expo Dubai, organizada pelo Bureau International des Expositions, a ser realizada na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no período de seis meses, entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.

A reunião também abordou o Plano Amazônia, regularização fundiária e o novo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que está sendo implementado pelo Ministério da Agricultura, além da apresentação dos dados do desmatamento na Amazônia.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeito Thiago assina Termo no Tribunal de Justiça para Regularização Fundiária Urbana
Próximo artigoPrefeitura de Palmas decreta ponto facultativo nos dias 03 e 04 de junho