Estudo do Banco Mundial aponta o Tocantins entre os estados onde é mais fácil abrir uma empresa - Foto: Governo do Tocantins

O Tocantins está na sexta posição entre os estados brasileiros onde é mais fácil abrir e manter um negócio. Considerando apenas a Região Norte, o estado aparece na segunda posição. Os dados fazem parte do “Doing Business Subnacional Brasil 2021”, estudo do Banco Mundial, divulgado nessa terça-feira, 15.

O relatório analisou “boas práticas” e “obstáculos regulatórios” em todos os 26 estados e o Distrito Federal. Os critérios avaliados foram tempo, procedimento e custos para abertura de empresas, obtenção de alvará de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. Para a realização desta análise, foram utilizados dados até 1º de setembro de 2020, apenas das capitais dos estados.

Menos burocracia

Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, os bons resultados do Tocantins na abertura e manutenção de novos negócios são reflexo dos esforços da atual gestão, em facilitar a chegada de novos empreendedores ao Estado. “O governador Mauro Carlesse tem uma visão empreendedora e entende que a política de desburocratização torna os trâmites processuais mais ágeis, que é um anseio do setor empresarial. Nosso objetivo é atrair os empresários de todo o país e também fomentar a manutenção das empresas aqui instaladas”, conclui.

De acordo com a presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins, Thaís Coelho, o resultado positivo foi conquistado graças ao empenho de todo o Governo e à exigência do governador Mauro Carlesse em tornar o Tocantins um estado com menos burocracia. “Nós temos como missão ter em nosso estado um ambiente para negócios dinâmico e desburocratizado. Nós, bem como todos as pastas do Governo responsáveis pela economia, estamos trabalhando em sintonia”, explica.

“Queremos conquistar o primeiro lugar, por isso mesmo já estamos em fase avançada de estudo para trazer novidades que tornem o registro empresarial ainda mais fácil”, complementa a presidente.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLagoa da Confusão terá posto de atendimento da Receita Federal
Próximo artigoEx-vereador Zé Rodrigues cobra do vice-governador pavimentação asfáltica de trecho entre Paranã e Natividade