Laurez Moreira

A Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES), emitiu uma nota onde diz que lamenta que um ex-prefeito e ex-deputado desconheça o processo de imunização da população a qual representou por tantos anos, bem como o fato da responsabilidade da aplicação das vacinas caber aos municípios. A SES se referiu a uma declaração do ex-prefeito de Gurupi sobre a imunização contra a covid-19 no Tocantins. Confira a nota:

Nota de esclarecimento

Sobre as declarações do senhor Laurez Moreira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que é responsável por receber do Ministério da Saúde (MS) e distribuir, de forma célere, as doses de imunizantes contra a Covid-19, aos 139 municípios tocantinenses. O processo de distribuição observa a população dentro dos grupos prioritários, definidos pelo MS, através do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

A SES destaca que de 18 de janeiro a 25 de junho de 2021, recebeu do MS, 815.570 doses de imunizantes contra a Covid-19. Deste total, 383.300 foram da AstraZeneca; 344.800 da CoronaVac; 77.220 da Pfizer e 10.250 da Janssen.

Até a presente data, a SES já entregou 714.516 doses aos 139 municípios tocantinenses e tem programado para esta quarta-feira, 30 de junho, a entrega de mais 78.455 doses, totalizando assim, 792.971 distribuídas.

Desta forma, a SES esclarece que ficarão em estoque, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), 22.599 doses, referentes a D2 e serão distribuídas aos municípios em tempo hábil e oportuno para a aplicação e fechamento do esquema vacinal.

Pelos dados do Vacinômetro do Estado, cerca de 139.884 doses estão nos municípios, para aplicação e atendimento aos grupo prioritários, seguindo o intervalo vacinal preconizado para cada imunobiológico. Assim sendo, resta demonstrado que a estratégia de distribuição adotada pela Secretaria de Estado da Saúde não está comprometendo a disponibilidade de vacinas nos municípios.

Por fim, a SES lamenta que um ex-prefeito e ex-deputado desconheça o processo de imunização da população a qual representou por tantos anos, bem como o fato da responsabilidade da aplicação das vacinas caber aos municípios.

Diante disso, a SES se coloca à disposição do senhor Laurez, caso se interesse em conhecer o processo de armazenamento e a logística da CEADI, enfatizando que é necessário o prévio agendamento, visando não comprometer a organização do processo de trabalho. O convite é estendido aos órgãos de controle, veículos de imprensa, Assembleia Legislativa e outras instituições interessadas.

Edgar Tollini

Secretário de Estado da Saúde

Governo do Tocantins

Comentários do Facebook
Artigo anteriorResultado da prova objetiva do concurso para a Polícia Militar do Tocantins é divulgado
Próximo artigoHospede que furtou celular em hotel de Araguatins é preso ao desembarcar em Araguaína