Programa Criança Feliz supera 84 mil visitas no Tocantins, até junho de 2021 – Foto1: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Com proposta de fortalecer e apoiar o Programa Criança Feliz (PCF), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Ministério da Cidadania, deu continuidade às ações do programa, em 2021, capacitando profissionais para atuar nas ações do programa, especificamente nesse período de pandemia. De janeiro a maio de 2021, foram realizadas mais de 84 mil visitas remotas e presenciais, acompanhando 7.243 beneficiários.

O Criança Feliz atende gestantes e crianças, de até seis anos, incluídas no Cadastro Único, e crianças de até 6 seis anos  beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a coordenadora Estadual do Criança Feliz, Katilvânia Guedes, o Tocantins tem 59 municípios com adesão ativa ao Programa Criança Feliz. Além de coordenadores municipais, a equipe conta com o trabalho de 59 supervisores e 218 visitadores sociais. “Foram disponibilizados,  pelo Ministério da Cidadania, cinco cursos de capacitação, na modalidade EAD, para os profissionais envolvidos no Programa Criança Feliz e demais trabalhadores do SUAS”, informou.

A visitadora social, Julia Ribeiro da Silva, do município de Campos Lindos, afirma que está vivendo um novo desafio com o trabalho remoto. “Estamos buscamos a melhor forma de acompanhar os beneficiários, de forma remota, então estamos orientando as mães e, ou, cuidadores, para realizarem as atividades, por meio de brincadeiras, remotamente”, afirmou.

Andressa Freitas Boleto,  mãe do pequeno Arthur Fersan,  confirmou melhoras em sua vida e na do filho. “O programa “Criança Feliz”  entrou em nossas vidas e mudou para melhor. As tarefas orientadas pela visitadora social têm ajudado demais no desenvolvimento do meu filho. Só tenho a agradecer”, afirmou.

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destacou que as ações de políticas públicas, direcionadas às famílias tocantinenses, continuaram sendo realizadas mesmo em meio à pandemia. “O Governador Mauro Carlesse tem se empenhado para que o Estado atenda às necessidades da população tocantinense, com ênfase para as famílias vulneráveis”, afirmou o gestor.  “Em, 2020 e 2021, profissionais do programa, no Tocantins, participaram de qualificações para  melhor lidar com as novas formas de assistência, o que possibilitou um total de 288.849 visitas remotas e presenciais, para 15.962 beneficiários do programa, nesse período “, ressaltou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresidente da Assembleia se reúne com jornalistas para se posicionar sobre saída do PTB
Próximo artigoEm Palmas, cansado de ficar sozinho, homem estende faixa: “Procuro uma namorada”