Com o objetivo de fortalecer o ensino público, o Governo do Estado entregou à população do município de Fátima, uma ampla e bonita escola. Foi inaugurada nesta sexta-feira, 13, a Escola Estadual Conceição de Brito, que foi totalmente reformada e ampliada. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, do diretor da Escola, Antônio Júnior, do prefeito de Fátima, José Antônio Andrade e do economista Leandro Costa, representante do Banco Mundial.

Também estavam presentes, diversas autoridades, entre deputados, prefeitos de cidades da vizinhança, vereadores, secretários municiais, pais de alunos, estudantes e 42 gestores escolares da Diretoria Regional de Educação de Porto Nacional.

O secretário Fábio Vaz ressaltou a parceria com o Banco Mundial para a realização das obras. “Este é um grande parceiro. Estamos entregando uma escola com uma ótima e moderna estrutura. Atualmente, no Estado, estamos realizando simultaneamente 68 obras, com reformas, ampliações e construções. Esta escola é para vocês, que esta obra seja referência na região, para atrair alunos, e que este seja um espaço de convivência e de aprendizagens. Queremos todas as crianças e jovens na escola”, afirmou.

Falando sobre o novo prédio e seus benefícios, o secretário Fábio Vaz comentou.  “Com um espaço como este, os estudantes terão oportunidades de desenvolverem seus projetos de ciência, de iniciação científica, de participarem das olimpíadas escolares e de atividades artísticas e esportivas para uma formação integral”, esclareceu.

O govenador Wanderlei Barbosa ressaltou a estrutura do prédio para o município.  “Estamos entregando uma escola totalmente reconstruída, esta será utilizada por muitos alunos e oferece conforto para os professores. Pensamos numa escola que oferta condições de desenvolver os conteúdos didáticos e, ao mesmo tempo, que promova atividades de recreação e lazer. Queremos cuidar de outras escolas que necessitam de reformas e que todos os estudantes do Estado tenham as mesmas oportunidades”, explicou Wanderlei.

O prefeito José Antônio falou do quanto esse momento representou para a comunidade. “Estou muito alegre, é uma obra muito grande, e é uma satisfação de ser prefeito para estar vivendo esse importante momento”,  frisou.

Estrutura

A escola tem uma estrutura para receber 600 alunos por turno e oferece a segunda fase do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com as obras de reforma e ampliação foram investidos valores em torno de R$ 6.150.427, recursos do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), que integra o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) do Banco Mundial.

A escola conta com 15 salas de aula, salas de multiuso, laboratórios de informática, de ciências, amplo espaço para a biblioteca, cantina, espaço para o refeitório, sala de música, de recursos, departamento pedagógico e administrativo e dois blocos de banheiros. A escola apresenta ampla área verde e espaços de convivência.

Orgulho da escola nova

Para a estudante Railene Alves Pereira de Sousa, 14 anos, aluna do último ano do ensino fundamental, estudar numa escola nova lhe deu ânimo. “A escola passou por várias mudanças, o que mais gostei foi ver o ambiente da biblioteca, gosto muito de ler e irei explorar os espaços de leitura. Eu tenho um irmão que também estuda aqui e estamos muito alegres e sentindo orgulho da escola”, comentou.

Gisela Lodovika Hartwig, 17 anos, aluna do último ano do ensino médio, apresentou uma poesia durante a solenidade. “É uma escola com uma ótima estrutura, esperamos que os estudantes preservem esse espaço. Acredito que ter uma escola bonita como essa, incentiva os alunos a frequentarem mais os espaços de conhecimento”, contou. Gisela gosta muito de ler, disse que este ano já leu mais de 10 livros.

 José Araújo, 75 anos, é aluno do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos. Ele contou que está muito feliz com a escola nova. “Trabalhei muito na construção civil, agora que estou aposentado, procurei a escola para continuar estudando”, frisou.

Fabiana Teixeira de Oliveira, tem dois filhos que estudam na Escola Estadual Conceição de Brito. “Eu sou uma mãe exigente, gosto de verificar se estão fazendo as tarefas escolares. Gostei muito da nova escola, estou me sentindo alegre porque nesse espaço, os meus filhos encontrarão as oportunidades de realizarem seus sonhos”, destacou Fabiana.

Leidiane Santos, é orientadora educacional. Ela foi aluna da escola, é natural de Fátima e disse que acompanhar o andamento das obras de reforma e ampliação, teve um importante significado. “Esse momento é especial porque saímos de uma situação de aulas remotas e contar com toda a estrutura é uma realização. Agora, o foco será na qualidade do ensino e da aprendizagem”, ressaltou.

O diretor da escola, Antônio Júnior também falou desse momento importante. “Posso dizer que esse é um dia especial para o município de Fátima, diante da dimensão que ficou a escola, com 15 salas de aula, laboratórios, locais para a prática esportiva, ampla área verde. Tudo isso é motivo de orgulho e satisfação. Agradecemos a todas as pessoas que foram parceiras e por nos ajudar a realizar esse sonho”, esclareceu o Antônio.

Hayssa Geany Barbosa Costa, estudou a educação básica em escola pública, no município de Araguacema, trabalhou na Escola Conceição de Brito como assistente de Engenharia e fala dessa realização de ajudar a construir espaços de aprendizagens. “Eu consegui mudar toda a minha vida através da escola pública e, realmente, teve um enorme significado trabalhar nessa obra de reforma e ampliação”, frisou.

Comentários do Facebook