A força-tarefa que envolve a Prefeitura de Gurupi e o Governo do Estado do Tocantins segue firme no combate ao aumento de casos de Covid-19, intensificando a fiscalização contra eventos clandestinos e aglomerações na Capital da Amizade. A Fiscalização municipal divulgou balanço das ações neste final de semana e, somente no sábado (22), foram suspensas por meio da fiscalização, 12 festas clandestinas e três delas reuniam mais de mil pessoas.

Segundo os dados da Força Tarefa de Fiscalização Municipal, no final de semana foram realizadas 37 orientações e inspeções técnicas em estabelecimentos, 04 multas por descumprimentos dos decretos, 42 suspensões de aglomerações em residências e chácaras, 09 notificações sanitárias em estabelecimento comercial; e 03 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram lavrados pela Polícia Militar aos promotores de aglomerações que deverão responder na justiça por crime contra a saúde pública, enquadrados no artigo 268 do Código Penal Brasileiro.

O que chamou atenção foram as festas clandestinas flagradas na noite do último sábado (22), que reuniam grandes quantidades de pessoas. Em uma chácara localizada próxima a BR-153, uma festa com mais de 500 participantes foi suspensa pela fiscalização. Outra festa clandestina também reunia mais de 500 pessoas em um bar no Setor Industrial quando foi interrompida pela fiscalização. No bairro João Lisboa da Cruz, uma festa em uma casa contava com a participação de mais de 50 pessoas.

O Coordenador da Força Tarefa Municipal, Sargento Jenilson, ressaltou que é preocupante a realização de festas clandestinas, mas que a fiscalização continuará combatendo este tipo de prática. “É uma dura realidade. Trabalho árduo feito pela Fiscalização e as forças de segurança, mas importante para alertar a sociedade e não deixar que essas atitudes impensadas venham comprometer a saúde de todos e a dinâmica econômica da nossa cidade”, afirmou Jenilson.

Ainda segundo Sargento Jenilson, a fiscalização tem sido intensificada e conta também com reforço de aparato tecnológico para monitorar e mapear sinais de aparelhos celulares, utilização de drones para verificar movimentações de veículos, além do sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade em parceria com o projeto Olho Vivo, da Polícia Militar.

A prefeita de Gurupi Josi Nunes, manifestou preocupação com a realização de festas clandestinas e aglomerações, e se pronunciou em suas redes sociais. “Nossa equipe de fiscalização está atuando com rigor. Infelizmente os dados de paralisação de festas clandestinas não param. E o resultado são índices de Covid-19 em Gurupi aumentando. Continuando assim, teremos que aumentar as restrições”, comentou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Jair Sakai, faz um alerta para que os comerciantes e população sigam à risca as restrições preventivas. “Estamos monitorando os casos de Covid-19 em Gurupi e alertando para que todos continuem com os cuidados. Reforço o pedido para que a população não aglomere e que os comerciantes se atentem aos cuidados, para evitarmos mais contaminações e não perdermos mais vidas para a doença e também não prejudicar as atividades econômicas da nossa cidade”, reforçou.

De acordo com o último Decreto de flexibilização publicado pela Prefeitura, Nº 769/2021, os estabelecimentos do ramo alimentício (bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, espetinhos, entre outros), podem atender ao público das 05h até as 23h e utilizar somente 40% da capacidade máxima do espaço. Os eventos permitidos são somente cerimônias de casamento, colação de grau, culto ecumênico e aniversário, com lotação máxima de 40% da capacidade do local e estão permitidas apresentações musicais, desde que não haja dança.

Os órgãos integrados na operação foram: Polícia Militar (PM-TO), Corpo de Bombeiros (CBM-TO), Polícia Civil, PROCON, Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Comunicação.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMulheres são presas no Setor Carajás em Araguaína com crack e cocaína
Próximo artigoDestituída do poder familiar, mãe alcoólotra e viciada em droga rapta o próprio filho no Tocantins